PRÁTICAS LEITURA E EDUCAÇÃO

PROJETO DE EXTENSÃO: “PRÁTICAS DE LEITURA E EDUCAÇÃO”

O projeto tem como objetivo ofertar oficinas de Língua Portuguesa ministradas pelos professores integrantes do GEELLI (Grupo de Estudos em Ensino de Línguas e Literatura), do IFMT Campus Cuiabá, para os alunos do curso de Pedagogia do IFMT-Campus Cuiabá, ofertado por meio da UAB.

Vinculação: Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva
Data: De 05/05/2025 a 12/07/2025
Vagas: 500
Carga Horária: 20 Horas
Status: Inscrições Abertas

(Ver Programação do Curso)

O projeto tem como objetivo ofertar oficinas de Língua Portuguesa ministradas pelos professores integrantes do GEELLI (Grupo de Estudos em Ensino de Línguas e Literatura), do IFMT Campus Cuiabá, para os alunos do 3º e 5º semestres do curso EaD de Pedagogia. Tais oficinas focarão nas intersecções entre discurso e ensino da leitura com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD)em sua perspectiva enunciativo-discursiva. A partir da década de 1960, a AD se notabilizou como um dispositivo de leitura, e vem, desde então, reexaminando seus pressupostos teóricos e seus procedimentos de análise, tendo em vista uma apreensão mais eficaz do seu objeto de estudo. Considerando a carência de atividades práticas de cunho discursivo na educação, procuraremos, durante a execução do projeto, inserir o discurso em um quadro teórico-metodológico, que possibilite articular, no ensino da leitura, teoria e prática nos encontros, bem como explorar o caráter interdisciplinar da AD. Com isso, queremos propor, na relação entre discurso e ensino, a negociação dos efeitos de sentido produzidos na leitura como mecanismo discursivo capaz de atender às exigências da contemporaneidade no que tange à heterogeneidade da materialidade linguística e discursiva disponível.

Justificativa

O curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade à distância, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT – Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, visa formar professores e gestores aptos a atuarem na Educação Infantil, nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Administração Escolar e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta seara, o domínio da língua portuguesa, sobretudo, no âmbito discursivo é crucial, visto que estes profissionais atuarão na alfabetização, no ensino da língua materna, bem como na leitura e produção de textos. Por isso, julga-se oportuno apresentar-lhes uma metodologia de leitura que torne o leitor mais perspicaz, crítico e ético.

Diante disso, o Projeto Práticas de Leituras e Educação tem como intuito propor aos discentes de Pedagogia uma abordagem de leitura pautada nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do discurso, cujo objeto de estudo é o discurso em seu estatuto linguístico, histórico e cultural. Dada a complexidade da organização das sociedades ocidentalizadas e seu atravessamento com outras sociedades e culturas distanciadas, faz-se necessária uma apreensão da materialidade discursiva presente em variados mídiuns contemporâneos pela dimensão discursiva, no que toca à linguística, à história e à cultura.

 

Sobre as Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 15 de maio de 2025, sendo realizadas  pelo próprio sistema do site eventos.ifmt.edu.br. E ao final de todas as oficinas os participantes irão receber uma certificação final de 20 horas. Os encontros serão de forma online, via googlemeet e os links serão enviados pelos emails cadastrados dos participantes.

Mais Detalhes

Tipo: Oficina
Público Alvo: estudantes, professores, comunidade em geral
Frequência Mínima: 75% de participação
Modalidade: À distancia, Online
Inscrição: Gratuita
Aberto para todos
Permite cancelamento pelo organizador: Não

Ministrantes
Ainda não há ministrantes definidos para este curso

Como chegar
Contato

Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva

Cristiane Ferreira

link meet:

pedagogia.cread@ifmt.edu.br

65-99224-0309