As programações do evento podem sofrer alterações a qualquer momento, por isso sempre confira as programações para se manter atualizado.
Oficina 1- Afinal, que importância tem o leitor na construção de sentidos do texto?
DATA: 15/05/25 HORÁRIO: 19:00 horas (horário Cuiabá-MT)
Ministrantes: Cristiane Ferreira E-mail: cristiane.ferreira@ifmt.edu.br
Ingrid Cerqueira E-mail: ingrid.c@colaborador.ifmt.edu.br
Resumo: A oficina tem como objetivo propor a prática da leitura na perspectiva discursiva, a qual considera o sujeito-leitor no quadro da interação na produção de efeitos de sentidos. Tal perspectiva difere da prática de leitura estrutural, uma abordagem tradicional escolar que, de certa forma, promove o apagamento do leitor. Com base nos estudos da Análise do Discurso (AD), espera-se que o leitor compreenda que é preciso mobilizar, na prática da leitura, as condições sócio-históricas, culturais e materiais do discurso.
CRISTIANE FERREIRA
Graduada em Letras/Português- Espanhol, mestra e doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Atuou como docente na Educação Infantil, no Ensino Fundamental II, no Ensino Médio e no Ensino Superior. Atuou também na coordenação de área e na coordenação pedagógica. Atualmente, integra o corpo docente do IFMT-Campus Cuiabá (Cel.Octayde Jorge da Silva), ministrando a disciplina de Português/Literatura. Integra o GEELLI (Grupo de Pesquisa e Estudos em Ensino de Línguas e Literaturas) do Campus Cuiabá desde 2019 e o Grupo NEADE (Núcleo de Estudos da Análise do Discurso e Ethos) da UFMT desde 2022. É coordenadora de tutoria do curso de Sistemas para Internet da UAB, em parceria com o IFMT Campus Cuiabá.
INGRID CERQUEIRA
Mestra em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Graduada em Letras com dupla habilitação Português e Espanhol com suas respectivas literaturas pela mesma instituição. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) pelo IFBA- Instituto Federal da Bahia. Ministra aulas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Espanhola para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, como também leciona e possui experiência no Ensino Superior como professora de Língua Espanhola e de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa Científica, Leitura e Produção de Textos Científicos. Atuou também, ministrando a disciplina "Comunicação e Linguagem" aplicada ao Curso Superior em Gestão de Turismo no IFBaiano- Campus Uruçuca, por ser pesquisadora da área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso. Tem experiência ainda com a revisão vernacular de livros, artigos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso, (TCCs), arquivos didáticos digitais (E-books), além de traduzir textos (Espanhol- Português/ Português- Espanhol). É autora da obra: "Os sentidos de cidade na publicidade digital dos condomínios de Ilhéus: um ponto de vista sobre a vista" publicada pela Editora Dialética em 2020. Atualmente, é professora EBTT da área de Linguagens no IFMT - Cel. Octayde Jorge da Silva -(Campus- Cuiabá) e integra o Grupo de Estudos em Ensino de Língua e Literatura (GEELLI) liderado pela Profa. Dra. Edsônia de Souza Oliveira Melo. Interessa-se pelos seguintes temas: Análise de Discurso em publicidades com foco na função conativa/apelativa da linguagem, Metodologias Ativas no Ensino de Língua Portuguesa/Literatura Brasileira e Língua Espanhola contextualizadas na (EPT); Formação docente e formação de futuros especialistas na Educação Profissional e Científica.
------------------------------------------------------------------------------
DATA: 29/5/2025 HORÁRIO: 19:00 horas (horário Cuiabá-MT)
Oficina 2- Oratória, expressão corporal e verbal
Ministrante: Lisdafne Nascimento E-mail: lisdafne.nascimento@ifmt.edu.br
Resumo: Esta oficina foi concebida para o desenvolvimento de habilidades de expressão oral e comunicação verbal, reconhecendo a importância da fala em público nas atividades acadêmicas. A proposta visa fornecer aos participantes conhecimentos, técnicas e orientações práticas para a realização de apresentações orais eficazes. Serão abordados o conceito de oratória, a relação entre oratória e emoções, técnicas de oratória e exercícios específicos para aprimorar a dicção e a clareza da fala.
LISDAFNE NASCIMENTO
Possui graduação em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade de Cuiabá-UNIC (2012) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2015). Atualmente é Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico- EBTT de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagens.
------------------------------------------------------------------------------
DATA: 12/06/2025 HORÁRIO: 19:00 horas (horário Cuiabá-MT)
Oficina 3- Prática de leitura e escrita criativa
Ministrantes: Edsônia de Souza Oliveira Melo E-mail: edsonia.melo@ifmt.edu.br
Marli Walker E-mail: marli.walker@ifmt.ifmt.edu.br
Resumo: A oficina consiste na leitura de textos literários, tendo em vista desenvolver a prática de leitura e escrita criativa para promover a interação leitor-texto, leitor-leitor, leitor-autor, mediada pelos professores orientadores da proposta. O processo metodológico segue as seguintes etapas: seleção e leitura dos textos literários; encontro com os leitores via Google Meet; leitura e discussão dos textos selecionados em interação entre os estudantes-leitores e as professoras mediadoras. Para tanto, será utilizada a metodologia do Pensar Alto em Grupo (PAG), uma prática dialógica e colaborativa de leitura, que se caracteriza por dar espaço para a voz dos leitores. A partir desse envolvimento, as orientadoras da atividade estimulam a produção de escrita criativa. Assim, essa prática - descompromissada dos conteúdos de sala de aula é uma possibilidade de incentivo à leitura literária e à escrita criativa, concebidas como relevantes para o processo reflexivo da formação humana.
EDSÔNIA DE SOUZA OLIVEIRA MELO
É professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Cuiabá. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021), mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), graduada em Letras (2003) pelo Univag - Centro Universitário de Várzea Grande, É líder do Grupo de Pesquisa: "Grupo de Estudos em Ensino de Língua e Literatura" (GEELLI/CNPq) e integrante do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora (GEIM/CNPq). "A construção de uma prática de letramento dialógica e colaborativa para formação de leitores" Já coordenou os seguintes projetos com alunos do Ensino Médio: A prática social da leitura literária e a formação humana (PROIC/IFMT-2010); "Letramentos no Ensino Médio - Formando Leitores" (2012); "O ensino de língua portuguesa e as novas tecnologias: O gênero poético e sua ressignificação em videoclipes" (2016). Dentre suas publicações destacam-se: Gêneros poéticos em interface com gêneros multimodais, publicado pela Parábola Editorial, no livro" Multiletramentos na escola (2012), organizado pela Roxane Rojo; Ainda sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasil, com Maria Rosa Petroni e Agamenton R. Justino, publicado pela revista eletrônica Interacçoes (Coimbra); Análise Enunciativo-discursiva do gênero publicitário, Periódico Multidisciplinar do CEFET-MT (2008) e A formação dos professores de Língua Portuguesa do IFMT: interligando saberes, publicado pela Revista Miguilim (2018). Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com ênfase em leitura e letramento, formação docente e formação de leitores. (Texto informado pelo autor). Atualmente é coordenadora do projeto de pesquisa "LiteraMato: leitura e escrita criativa no IFMT", no edital 27/2022 - CBA - APOIO A PROJETOS DE PESQUISA APLICADA E BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.
MARLI WALKER
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2000), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é professora pesquisadora - Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso e professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, identidades, a escrita da mulher na literatura mato-grossense e educação profissional. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Comparativos de Literatura: Tendências Identitárias, Diálogos Regionais e Vias Discursivas e do Grupo de Estudos em Ensino de Línguas e Literatura (GEELLI). Linha de Pesquisa e publicações nas áreas de literatura produzida por mulheres em Mato Grosso, Literatura e Gênero com ênfase na autoria feminina. Publicou os livros de poesia: Pó de serra (2006/2017), Águas de encantação (2009), Apesar do amor (2016), Jardim de ossos (2020) e o romance Coração Madeira (2020); Inferno e paraíso na poética de Adriane Rocha (2009) e Mulheres silenciadas e vozes esquecida: três séculos de poesia feminina em Mato Grosso (2021). Em coautoria com outros autores, Vozes femininas (2008); Cultura e identidades: discursos (2007); Nossas vozes, nosso chão: antologia poética comentada (volumes I e II); Tópicos de leitura: literatura e contexto (2011). Possui artigos publicados em revistas eletrônicas e anais de eventos nacionais e internacionais. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), credenciada ao GT - A Mulher na Literatura.
_____________________________________________________________
DATA: 26/06/25 HORÁRIO: 19:00 horas (horário Cuiabá-MT)
Oficina 4 - Metodologias ativas: gamificação e o ensino de Língua Portuguesa
Ministrantes: Estefane E. Ferreira. E-mail: estefane.ferreira@ifmt.edu.br
Silbene Rosa Paoliello. E-mail: silbene.paoliello@ifmt.edu.br
A oficina propõe o uso da gamificação no ensino de Língua Portuguesa, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. A metodologia incorpora elementos de jogos, como desafios, missões, recompensas e rankings, para estimular a participação ativa dos estudantes. O processo inclui a seleção dos conteúdos, desenvolvimento de atividades gamificadas, apresentação das plataformas Quizizz, Wordwall e Mentimeter, com ênfase no Kahoot!, e a realização de desafios virtuais. Os professores atuam como mediadores, incentivando a colaboração, a autonomia e o engajamento dos alunos. Dessa forma, a gamificação cria um ambiente de aprendizagem lúdico e motivador, promovendo o desenvolvimento das competências de leitura, escrita e interpretação textual.
ESTEFANE EMANUELE FERREIRA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Ensino de Linguagens - sob orientação do Prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães, possui especialização Lato Sensu em Educação Profissional/PROEJA pelo IFMT (2019) e graduação em Letras/Português e Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, 2009). Com uma trajetória docente iniciada em 2002, acumulou vasta experiência ao lecionar em escolas municipais, estaduais e particulares de Cuiabá-MT, somada à atuação como coordenadora pedagógica escolar e como corretora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Possui experiência na integração entre educação e tecnologia ao participar ativamente de projetos como Educomunicação (Seduc-MT), Google for Education, Prociência e PlayTable (SME-MT), além de aplicar metodologias ativas em sala de aula e utilizar ferramentas educacionais como Kahoot, Corredação e Mentimeter. Atualmente, é professora EBTT de Gramática, Literatura e Redação no IFMT, onde também integra o GEELLI (Grupo de Estudos em Ensino de Línguas e Literatura).
SILBENE ROSA PAOLIELLO
Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2005), Especialização em Tecnologias na Educacao pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Federal de Mato Grosso (PPGEN). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Comparativos de Literatura: Tendências Identitárias, Diálogos Regionais e Vias Discursivas e do Grupo de Estudos em Ensino de Línguas e Literatura (GEELLI) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT. Possui artigos publicados em revistas eletrônicas e anais de eventos nacionais. Atualmente é professora pesquisadora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente no ensino de línguas estrangeiras modernas.
----------------------------------------------------------------------
DATA: 02/07/2025 HORÁRIO: 19:00 horas (horário Cuiabá-MT)
OFICINA 5 – Textos de opinião: das condições de produção à análise linguística
Ministrante: Profa. Dra. Sueli Correia Lemes Valezi
E-mail: sueli.valezi@ifmt.edu.br
Resumo: Esta oficina está pautada na proposta de desenvolver capacidades de linguagem a partir da leitura e da análise de textos de opinião. Com base na teoria de gêneros de texto filiada ao interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2006, 2008; Schneuwly e Dolz (2004; 2009), pretende-se construir saberes sobre operações de linguagem que envolvem as condições de produção de dois artigos de opinião que serão objeto da oficina, bem como certas operações próprias da sequência argumentativa, como as vozes sociais, o posicionamento enunciativo e as modalizações. Esta proposta visa estimular o estudante a compreender que o conhecimento sobre o funcionamento de uma língua e seus recursos linguísticos/gramaticais precisam estar pautados na análise de textos que representam práticas linguageiras situadas em espaços sociocomunicativos reais. E essa compreensão, ao ser apreendida, precisa ser estendida para a futura prática docente no espaço de sala de aula dos futuros pedagogos.
SUELI CORREIA LEMES VALEZI
Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio (1990), tem Especialização em Teorias e Práticas Textuais: Linguagem, Epilinguagem e Metalinguagem. É Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Doutora em Estudos da Linguagem pela UEL-Londrina-PR (2014). Professora efetiva de cursos de nível médio, técnico, tecnológico e bacharelado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Tem experiência na área de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura, Português Instrumental, Metodologia da Pesquisa Científica, Lingüística, com ênfase na Análise de Discurso, na Teoria de Gêneros Textuais e no Interacionismo Sociodiscursivo. Atua principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, Gêneros Textuais e Educação, Linguística Aplicada, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Português Instrumental, Educação Profissional, Formação de Professores. É coordenadora do Grupo de Pesquisa GEELLI/IFMT e docente do Programa de Mestrado Profissional - ProfEPT, no Campus Cuiabá.