Conteinerização com Dockerfile

Conteinerização com Dockerfile: imagens como código

O minicurso de Conteinerização com Dockerfile, promovido pelo Laboratório de Engenharia de Software Aplicada (ESALAB), tem por objetivo capacitar na criação de imagens personalizadas para contêineres por meio de código. Com uma abordagem prática, o minicurso permite que os participantes explorem os principais recursos do Dockerfile, compreendendo seu papel no desenvolvimento e na distribuição de aplicações em ambientes isolados e replicáveis. Ao proporcionar um espaço para discussão e prática, esta formação busca preparar os participantes para integrarem containers em seus projetos, promovendo portabilidade em suas soluções tecnológicas.

Laboratório: ESALAB
Data: 23/10/2025
Horário: 08:00 - 12:00

Vinculação: Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva
Data: De 23/10/2025 a 23/10/2025
Vagas: 15
Carga Horária: 4 Horas
Status: Inscrições encerradas

(Ver Programação do Curso)

Os desenvolvedores usam a estruturação em contêiner para criar e implantar aplicações modernas devido às seguintes vantagens. 

Portabilidade

Os desenvolvedores de software usam a estruturação em contêiner para implantar aplicações em vários ambientes sem precisar reescrever o código do programa. Eles criam uma aplicação uma vez e a implantam em vários sistemas operacionais. Por exemplo, eles executam os mesmos contêineres nos sistemas operacionais Linux e Windows. Os desenvolvedores também atualizam o código da aplicação herdada para versões modernas usando contêineres para implantação.

Escalabilidade

Contêineres são componentes de software leves que são executados com eficiência. Por exemplo, uma máquina virtual pode iniciar uma aplicação em contêiner mais rapidamente, pois não precisa inicializar um sistema operacional. Portanto, os desenvolvedores de software podem adicionar facilmente vários contêineres para diferentes aplicações em uma única máquina. O cluster de contêineres usa recursos de computação do mesmo sistema operacional compartilhado, mas um contêiner não interfere na operação dos demais.  

Tolerância a falhas

As equipes de desenvolvimento de software usam contêineres para criar aplicações tolerantes a falhas. Elas usam vários contêineres para executar microsserviços na nuvem. Como os microsserviços em contêiner operam em espaços de usuário isolados, um único contêiner com defeito não afeta os demais. Isso aumenta a resiliência e a disponibilidade da aplicação.

Agilidade

Aplicações em contêineres são executadas em ambientes de computação isolados. Os desenvolvedores de software podem solucionar problemas e alterar o código da aplicação sem interferir no sistema operacional, no hardware ou em outros serviços de aplicações. Eles podem encurtar os ciclos de lançamento de software e trabalhar em atualizações rapidamente com o modelo de contêiner.

Sobre as Inscrições

Estas serão realizadas manualmente apenas para os membros do ESALAB.

Mais Detalhes

Tipo: Minicurso
Público Alvo: Desenvolvedores de Software
Frequência Mínima: 100% de participação
Modalidade: Presencial
Inscrição: Gratuita
Aberto para todos
Permite cancelamento pelo organizador: Não

Ministrantes
Ainda não há ministrantes definidos para este curso

Como chegar
Contato

Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva

João Paulo Delgado Preti

ESALAB

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

preti.joao@ifmt.edu.br