O evento objetiva possibilitar que os futuros professores construam um repertório de conhecimentos teóricos e práticos sobre educação ambiental, práticas pedagógicas, Interdisciplinaridade das ciências da natureza e a diversidade étnico-cultural
Local: Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste (Ver Mapa)
Data: 13/03/2025 a 20/12/2025 (Ver Programação)
Vagas: 210
1º. CICLO DE FORMAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – IFMT/CAMPUS PONTES E LACERDA FRONTEIRA OESTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA
Em face das novas demandas educacionais no tocante a formação inicial em nível superior de profissionais do magistério da educação escolar (cursos de licenciaturas) e em consonância com a legislação em vigor almeja-se com a proposta do evento intitulado como “I Ciclo de Formação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – IFMT/Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID” possibilitar que os futuros professores construam um repertório de conhecimentos teóricos e práticos sobre educação ambiental, práticas pedagógicas, Interdisciplinaridade das ciências da natureza e a diversidade étnico-cultural. Em atendimento a esse objetivo as discussões realizadas em cada momento formativo serão pautadas em defesa de uma educação contextualizada que valorize a práxis, a interdisciplinaridade e a formação de profissionais críticos e reflexivos.
É com grande satisfação que damos as boas-vindas à sua participação no I Ciclo de Formação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – IFMT/Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste, promovido em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.
Diante das novas demandas educacionais para a formação inicial de professores da educação básica, este evento tem como propósito contribuir para a construção de um repertório sólido de conhecimentos teóricos e práticos sobre temas fundamentais como a educação ambiental, as práticas pedagógicas, a interdisciplinaridade nas ciências da natureza e a valorização da diversidade étnico-cultural.
As atividades propostas visam promover uma formação crítica, contextualizada e comprometida com a realidade social, valorizando a práxis docente e o diálogo entre saberes. Esperamos que cada momento formativo seja uma oportunidade rica de reflexão, troca de experiências e crescimento profissional.
Seja muito bem-vindo(a) e aproveite intensamente essa jornada de formação!
14/03/2025 - Planejamento, Ação, Reflexão e Desafios: a atuação dos estudantes bolsistas no PIBID
Anne de Matos Souza Ferreira - anne.souza@ifmt.edu.br
26/04/2025 – O PAPEL DA PESQUISA E DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: EVENTOS ACADÊMICOS
Sérgio Gomes da Silva - sergio.gomes@ifmt.edu.br
06/05/2025 - REDAÇÃO CIENTÍFICA - PRINCÍPIOS, DESAFIOS E PRÁTICAS
Sérgio Gomes da Silva - sergio.gomes@ifmt.edu.br
17/05/2025 - ENSINO CIÊNCIAS NATURAIS NO SÉCULO XXI - TRATA-SE DE INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA COMPLEXIDADE.
Iramaia Jorge Cabral e Paulo - irafisufmt@gmail.com
CPF 378.612.541-15
14/06/2025 - PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Ronaldo Eustaquio Feitoza Senra - ronaldo.senra@ifmt.edu.br
09/08/2025 - INTERDISCIPLINARIDADE DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS (PARTE 1 – TEÓRICA)
Edilene Lisboa Martins CPF 751.065.582-04 edilene.martins@ifpa.edu.br
23/08/2025 INTERDISCIPLINARIDADE DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS (PARTE 2 – ELABORAÇÃO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO)
Edilene Lisboa Martins CPF 751.065.582-04 edilene.martins@ifpa.edu.br
07/10/2025 - ENSINO DE CIÊNCIAS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Dr.ª Maria Geni Pereira Bilio
CPF 322.293.993-49
E-mail genibilioprofessora@gmail.com
14/10/2025 - SER PROFESSOR: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ESCUTA SENSÍVEL
M.e. Gilson Pequeno da Silva - gilsonpequeno@hotmail.com
CPF 918168311-15
gilsonpequeno@hotmail.com
Admilson Junior Leite
Anne de Matos Souza Ferreira
Gustavo Capistrano Pinto Leite
Hébia Tiago de Paula Monteiro
Reicla Larissa Jakimim Schmidt Villela
Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste
Hébia Tiago de Paula Monteiro
hebia.monteiro@ifmt.edu.br
(65) 3266-7650