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GT 1 - CULTURA DIGITAL E ENSINO: PRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR
Proponentes: Jaqueline Araujo Esteves Marrafão, Zuleick de Almeida Lima, Maria Alves de Souza Filha
Com o avanço dos recursos tecnológicos, o uso de ferramentas digitais associadas às práticas pedagógicas nos componentes curriculares no ensino fundamental e no médio é trivial. Os artefatos digitais ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem, tornando o processo mais dinâmico, interativo e conectado com a realidade dos estudantes. O trabalho escolar com a diversidade proporcionada pela tecnologia digital favorece a personalização do ensino, permitindo que cada aluno aprenda no seu ritmo e de acordo com suas necessidades. Nesse contexto, o acesso a diferentes gêneros textuais, mídias e linguagens também contribui para o letramento digital, tornando-se cada vez mais essencial no mundo contemporâneo. A utilização de recursos tecnológicos na prática pedagógica é uma possibilidade de aproximar o ensino da realidade vivida pelos alunos, visto que é uma possibilidade de estimular a autonomia dos estudantes, de forma a compelir o protagonismo e a autoria dos estudantes. Este GT procura por práticas pedagógicas que relacionam ensino e tecnologia em distintos componentes curriculares da educação.
Palavras-chave: Ensino. Escola. Tecnologia.
GT 2 - ENCANTAMENTO E IMAGINAÇÃO: A LITERATURA PARA JOVENS LEITORES COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMATIVA
Proponentes: Rosana Nunes Alencar, Marcos Aparecido Pereira, Ana Carolina Lopes Costa
O GT “Encantamento e imaginação: a literatura para jovens como experiência estética e formativa” propõe discutir a literatura infantil e juvenil como linguagem artística e formativa, com ênfase no papel que desempenha no desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos desde a infância. A proposta parte do entendimento de que a leitura literária, focada no prazer e na fruição de textos esteticamente elaborados para o público infantil ou juvenil, é capaz de movimentar e de ampliar o imaginário, desenvolver a sensibilidade e estimular a reflexão crítica das crianças. O GT busca reunir pesquisadores e educadores que investiguem ou desenvolvam práticas voltadas à mediação da literatura infantil e juvenil em espaços educativos. Serão acolhidos trabalhos que analisem obras clássicas ou contemporâneas que tratem das mais variadas questões que perpassam o universo desse público (diversidade, subjetividade, afetividade, estereótipos, temáticas sensíveis, experiências culturais, dentre outras). Desse modo, o GT pretende contribuir para o fortalecimento da mediação, discussão, divulgação e produção de textos destinados a essa faixa etária, sem desconsiderar os desafios materiais e simbólicos enfrentados pelos agentes em diferentes contextos. O objetivo é, portanto, promover um espaço de diálogo e reflexão sobre como a literatura infantil e juvenil pode (re)encantar a experiência leitora e auxiliar no desenvolvimento crítico, sensível e imaginativo dos indivíduos.
Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil. Experiência estética. Desenvolvimento sensível e crítico.
GT 3 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ENSINO: PRATICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS
Proponentes: Claudia Lucia Landgraf Valeiro; Dolores Aparecida Garcia
Este Grupo de Trabalho (GT) tem por objetivo reunir estudos sobre o uso da inteligência artificial (IA) no ensino, com ênfase nas transformações das práticas pedagógicas, assim como na formação docente, na perspectiva dos letramentos. Serão bem-vindas propostas que explorem o uso de ferramentas fundamentadas em IA e incorporadas ao ensino da leitura e da escrita, à formação docente e aos letramentos necessários para uso da Inteligência Artificial da Educação Básica ao Ensino Superior. Pretende-se, também, discutir os impactos dessas tecnologias nas práticas pedagógicas, na formação docente e no desenvolvimento dos letramentos. A proposta fundamenta-se em pesquisas de letramentos que entendem as práticas de linguagem como socialmente situadas e mediadas por tecnologias (Rojo, 2013, 2023; Soares e Franco, 2024; Coscarelli, 2018 dentre outros). O GT pretende, assim, promover um espaço dialógico que colabore com os diferentes olhares frente aos desafios do ensino na contemporaneidade.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Letramento Digital; Tecnologias Educacionais.
GT 4 - LETRAMENTO CRÍTICO RACIAL ATRAVÉS DE NARRATIVAS DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA
Proponentes: Andreia Mineto de Paula, Juliani Cristina da Silva, Renata da Silva Araújo Moraes
O Letramento Crítico Racial é um conjunto de práticas e conhecimentos que visam capacitar indivíduos a compreenderem a estrutura e o funcionamento do racismo na sociedade, reconhecendo suas manifestações e desenvolvendo a capacidade de combatê-lo ativamente. A importância do letramento crítico racial reside na sua capacidade de promover uma educação antirracista, formando cidadãos mais conscientes, críticos e aptos a construir uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva. Em suma, é uma ferramenta essencial para a erradicação do racismo, fomentando a valorização de todas as identidades. Através das narrativas, leitores de todas as idades podem se ver representados, ou, no caso de quem não sofre com o racismo, desenvolver uma compreensão mais profunda sobre a realidade do outro. Nesse sentido, objetivou-se propor um grupo de trabalho para discutir questões que sejam capazes de desenvolver um pensamento antirracista, por meio da literatura. Para tal, o aporte teórico direciona-se aos estudos cunhados por Spivak (2010), Ribeiro (2019), Hooks (2013), Gonzalez (2020), Davis (2016), Collins (2020), Carneiro (2011) entre outros. As discussões teóricas sobre a leitura, letramento literário, ensino de literatura os autores de base serão: Bosi (2002), Candido (2011), Cosson (2021), Colomer (2003), Lajolo (2019), Paz (2015) Petit (2019), Soares (2018) entre outros.
Palavras-chave: Letramento. Crítico. Racial.
GT 5 - LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: MEDIAÇÃO E ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA COMO TRAVESSIA DE EXPERIÊNCIAS E SUBJETIVIDADES
Proponentes: Leônia Souza de Paula, Fabiane Alves da Silva, Epaminondas de Matos Magalhães
O GT propõe-se a discutir práticas de mediação da leitura literária voltadas à infância e à juventude, com foco na formação de leitores críticos, sensíveis e reflexivos, assim como na integração dessas ações às propostas pedagógicas e aos desafios do ensino da literatura no contexto escolar. Parte-se da valorização da literatura como direito e como possibilidade de construção de sentidos, escuta e diálogo, reconhecendo seu papel na formação estética, ética e humana dos sujeitos. Serão bem-vindos trabalhos que abordem projetos de leitura, práticas interdisciplinares, relatos de experiências e propostas metodológicas relacionadas ao ensino de literatura, com ênfase no letramento literário. O GT também contempla reflexões teóricas e pesquisas científicas, em andamento ou concluídas, que dialoguem com a diversidade de vozes, saberes e culturas, valorizando a escuta sensível e o pensamento crítico. Abrem-se espaços para estudos que abordem políticas públicas de leitura, acesso democrático aos livros e os efeitos da censura sobre a liberdade de expressão. Dessa forma, o grupo busca constituir um espaço de diálogo e troca de experiências entre pesquisadores, educadores e mediadores comprometidos com o potencial emancipador da literatura infantil e juvenil na escola, reafirmando o direito de todos ao acesso à palavra literária como experiência estética, singular e transformadora.
Palavras-chave: Mediação da leitura literária. Literatura infantil e juvenil. Formação de leitores.
Link para submissão de trabalhos:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeE1m0cWid-tPREeR04OS9qtgyugHygjpXx2jcafxLDW3M_TQ/viewform
Link do template para resumo expandido:
https://docs.google.com/document/d/1Q0F7D2mFLRcYzlmvcatqGDUmniK8hzNW/edit?tab=t.0#heading=h.rl68m95ywvp0