SENAEL

Programações do Evento


Submissão de trabalhos SENAEL

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Programação – SENAEL 2025

 

Palestra de Abertura

09/10/2025 (quinta-feira) – 19h (horário de Brasília)

Transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/@Senael-evento

Palestrante: Ana Elisa Ribeiro

Ensinar português, agora

Qual é a missão principal de quem ensina português no Brasil? O que é possível fazer diante do contexto atual e das condições que temos? Como ensinar a ler e escrever em uma sociedade em rede? Desde que as tecnologias digitais passaram a mediar nossas interações, em que se transformaram a leitura e a escrita? O que nós, professores e professoras da Educação Básica, podemos, devemos ou precisamos fazer em sala de aula?
Essa palestra é um convite à reflexão e ao debate sobre os desafios da prática docente no presente.

Minicurrículo:
Ana Elisa Ribeiro é professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, no bacharelado em Letras (Edição) e no ensino médio (Redação). Doutora em Linguística Aplicada, é pesquisadora do CNPq e autora de livros técnicos e literários, entre eles: Linguística aplicada – ensino de português (com Carla Coscarelli, Editora Contexto), Quem ensina a escrever? (CEFET-MG/Led) e Roxo calmo, amarelo tranquilo (Parábola).

10/10/2025 (sexta-feira) – Matutino

Transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/@Senael-evento

9h (horário de Brasília)

Palestrante: Vinícius Carvalho Pereira (UFMT)

Mapeando a literatura de Mato Grosso no ciberespaço: notas sobre o Acervo de Literatura Digital Mato-Grossense

O Acervo de Literatura Digital Mato-Grossense (ALDMT), lançado em 2023, é um arquivo online, gratuito e de livre acesso, que busca mapear e documentar a literatura digital produzida em Mato Grosso ou por autores nascidos no estado. Esta palestra apresentará o projeto, sua plataforma online e algumas das obras nele registradas, discutindo sua relevância para pesquisadores, professores, criadores e leitores interessados em literatura e novas mídias.

Minicurrículo:
Vinícius Carvalho Pereira é doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ e professor associado da UFMT. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Nottingham (Reino Unido). É bolsista de produtividade do CNPq, coordenador do GT Literatura Digital (ANPOLL), organizador do ALDMT e membro de redes internacionais como a Electronic Literature Organization (ELO) e LitELat.

10h15 (horário de Brasília)
 

Palestrante: Theo Cruz (UFRB)

Corporeidades, texto e percepção: reflexões sobre IA, racismo algorítmico, tecnologias de racialização em redes e abolicionismo tecnológico

A palestra investiga como algoritmos de inteligência artificial impactam experiências perceptivas, reproduzindo violências e mecanismos de subjugação. A partir de conceitos como Racismo Algorítmico (Silva, 2022) e Imaginário Carcerário (Benjamin, 2016), discute-se a dimensão discursiva dos algoritmos e sua atuação nos fluxos digitais de informação. Propõe-se, ainda, uma perspectiva de Abolicionismo Tecnológico, voltada à criação de tecnologias mais justas, transparentes e críticas.

Minicurrículo:
Theo Cruz é filósofo e doutor em Cultura e Sociedade (UFBA). Atualmente realiza estágio pós-doutoral no PPGCOM-UFRB, onde atua como docente colaborador. É membro do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (UFBA/UFRB), cadastrado no CNPq, e dedica-se ao estudo das tecnologias digitais, inteligência artificial e suas implicações socioculturais, filosóficas e estéticas.

10/10/2025 (sexta-feira) – Vespertino

15h (horário de Brasília)
 

Transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/@Senael-evento

Mesa com Egressos PPGEn IFMT/Unic

  • Mediação: Prof. Dr. Marcos Aparecido Pereira (Docente PPGEn)
  • Egressas convidadas:
    • Elisangela Alves Sobrinho Arbex (Unic)
    • Fabiane Alves da Silva (IFMT)
    • Leônia Souza de Paula (IFMT)
    • Rosangela Queiroz Garcia Leite Nogueira (Unic)

11/10/2025 (sábado) – Matutino

Grupos de Trabalho (GTs)

9h (horário de Brasília)

GT 1 - CULTURA DIGITAL E ENSINO: PRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR – SALA 01

https://meet.google.com/kqt-zxuf-gyv

GT 1 - CULTURA DIGITAL E ENSINO: PRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR – SALA 02

https://meet.google.com/pzs-dhju-haf

GT 2 - ENCANTAMENTO E IMAGINAÇÃO: A LITERATURA PARA JOVENS LEITORES COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMATIVA – Sala 1

https://meet.google.com/mek-wttr-mdr

GT 2 - ENCANTAMENTO E IMAGINAÇÃO: A LITERATURA PARA JOVENS LEITORES COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMATIVA – Sala 2

https://meet.google.com/zwv-czhq-azm

GT 3 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ENSINO: PRATICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS

https://meet.google.com/wzt-iueg-eyk

GT 4 - LETRAMENTO CRÍTICO RACIAL ATRAVÉS DE NARRATIVAS DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA

https://meet.google.com/xgu-rqbs-jaz

GT 5 - LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: MEDIAÇÃO E ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA COMO TRAVESSIA DE EXPERIÊNCIAS E SUBJETIVIDADES – Sala 1

https://meet.google.com/tzt-oouv-jpj

GT 5 - LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: MEDIAÇÃO E ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA COMO TRAVESSIA DE EXPERIÊNCIAS E SUBJETIVIDADES – Sala 2

https://meet.google.com/ssa-jukp-iir

 

 

 

GT 1 - CULTURA DIGITAL E ENSINO: PRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR

 Proponentes: Jaqueline Araujo Esteves Marrafão, Zuleick de Almeida Lima, Maria Alves de Souza Filha

 

Com o avanço dos recursos tecnológicos, o uso de ferramentas digitais associadas às práticas pedagógicas nos componentes curriculares no ensino fundamental e no médio é trivial. Os artefatos digitais ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem, tornando o processo mais dinâmico, interativo e conectado com a realidade dos estudantes. O trabalho escolar com a diversidade proporcionada pela tecnologia digital favorece a personalização do ensino, permitindo que cada aluno aprenda no seu ritmo e de acordo com suas necessidades. Nesse contexto, o acesso a diferentes gêneros textuais, mídias e linguagens também contribui para o letramento digital, tornando-se cada vez mais essencial no mundo contemporâneo. A utilização de recursos tecnológicos na prática pedagógica é uma possibilidade de aproximar o ensino da realidade vivida pelos alunos, visto que é uma possibilidade de estimular a autonomia dos estudantes, de forma a compelir o protagonismo e a autoria dos estudantes. Este GT procura por práticas pedagógicas que relacionam ensino e tecnologia em distintos componentes curriculares da educação.


Palavras-chave: Ensino. Escola. Tecnologia.

GT 2 - ENCANTAMENTO E IMAGINAÇÃO: A LITERATURA PARA JOVENS LEITORES COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMATIVA

Proponentes: Rosana Nunes Alencar, Marcos Aparecido Pereira, Ana Carolina Lopes Costa

 

O GT “Encantamento e imaginação: a literatura para jovens como experiência estética e formativa” propõe discutir a literatura infantil e juvenil como linguagem artística e formativa, com ênfase no papel que desempenha no desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos desde a infância. A proposta parte do entendimento de que a leitura literária, focada no prazer e na fruição de textos esteticamente elaborados para o público infantil ou juvenil, é capaz de movimentar e de ampliar o imaginário, desenvolver a sensibilidade e estimular a reflexão crítica das crianças. O GT busca reunir pesquisadores e educadores que investiguem ou desenvolvam práticas voltadas à mediação da literatura infantil e juvenil em espaços educativos. Serão acolhidos trabalhos que analisem obras clássicas ou contemporâneas que tratem das mais variadas questões que perpassam o universo desse público (diversidade, subjetividade, afetividade, estereótipos, temáticas sensíveis, experiências culturais, dentre outras). Desse modo, o GT pretende contribuir para o fortalecimento da mediação, discussão, divulgação e produção de textos destinados a essa faixa etária, sem desconsiderar os desafios materiais e simbólicos enfrentados pelos agentes em diferentes contextos. O objetivo é, portanto, promover um espaço de diálogo e reflexão sobre como a literatura infantil e juvenil pode (re)encantar a experiência leitora e auxiliar no desenvolvimento crítico, sensível e imaginativo dos indivíduos.


Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil. Experiência estética. Desenvolvimento sensível e crítico.

 

GT 3 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ENSINO: PRATICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS

Proponentes: Claudia Lucia Landgraf Valeiro; Dolores Aparecida Garcia

 

Este Grupo de Trabalho (GT) tem por objetivo reunir estudos sobre o uso da inteligência artificial (IA) no ensino, com ênfase nas transformações das práticas pedagógicas, assim como na formação docente, na perspectiva dos letramentos. Serão bem-vindas propostas que explorem o uso de ferramentas fundamentadas em IA e incorporadas ao ensino da leitura e da escrita, à formação docente e aos letramentos necessários para uso da Inteligência Artificial da Educação Básica ao Ensino Superior. Pretende-se, também, discutir os impactos dessas tecnologias nas práticas pedagógicas, na formação docente e no desenvolvimento dos letramentos. A proposta fundamenta-se em pesquisas de letramentos que entendem as práticas de linguagem como socialmente situadas e mediadas por tecnologias (Rojo, 2013, 2023; Soares e Franco, 2024; Coscarelli, 2018 dentre outros). O GT pretende, assim, promover um espaço dialógico que colabore com os diferentes olhares frente aos desafios do ensino na contemporaneidade. 


 

Palavras-chave: Inteligência Artificial; Letramento Digital; Tecnologias Educacionais.

 

GT 4 - LETRAMENTO CRÍTICO RACIAL ATRAVÉS DE NARRATIVAS DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA

Proponentes: Andreia Mineto de Paula, Juliani Cristina da Silva, Renata da Silva Araújo Moraes

O Letramento Crítico Racial é um conjunto de práticas e conhecimentos que visam capacitar indivíduos a compreenderem a estrutura e o funcionamento do racismo na sociedade, reconhecendo suas manifestações e desenvolvendo a capacidade de combatê-lo ativamente. A importância do letramento crítico racial reside na sua capacidade de promover uma educação antirracista, formando cidadãos mais conscientes, críticos e aptos a construir uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva. Em suma, é uma ferramenta essencial para a erradicação do racismo, fomentando a valorização de todas as identidades. Através das narrativas, leitores de todas as idades podem se ver representados, ou, no caso de quem não sofre com o racismo, desenvolver uma compreensão mais profunda sobre a realidade do outro. Nesse sentido, objetivou-se propor um grupo de trabalho para discutir questões que sejam capazes de desenvolver um pensamento antirracista, por meio da literatura. Para tal, o aporte teórico direciona-se aos estudos cunhados por Spivak (2010), Ribeiro (2019), Hooks (2013), Gonzalez (2020), Davis (2016), Collins (2020), Carneiro (2011) entre outros. As discussões teóricas sobre a leitura, letramento literário, ensino de literatura os autores de base serão: Bosi (2002), Candido (2011), Cosson (2021), Colomer (2003), Lajolo (2019), Paz (2015) Petit (2019), Soares (2018) entre outros.

Palavras-chave: Letramento. Crítico. Racial.

 

GT 5 - LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: MEDIAÇÃO E ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA COMO TRAVESSIA DE EXPERIÊNCIAS E SUBJETIVIDADES

Proponentes: Leônia Souza de Paula, Fabiane Alves da Silva, Epaminondas de Matos Magalhães

 

O GT propõe-se a discutir práticas de mediação da leitura literária voltadas à infância e à juventude, com foco na formação de leitores críticos, sensíveis e reflexivos, assim como na integração dessas ações às propostas pedagógicas e aos desafios do ensino da literatura no contexto escolar. Parte-se da valorização da literatura como direito e como possibilidade de construção de sentidos, escuta e diálogo, reconhecendo seu papel na formação estética, ética e humana dos sujeitos. Serão bem-vindos trabalhos que abordem projetos de leitura, práticas interdisciplinares, relatos de experiências e propostas metodológicas relacionadas ao ensino de literatura, com ênfase no letramento literário. O GT também contempla reflexões teóricas e pesquisas científicas, em andamento ou concluídas, que dialoguem com a diversidade de vozes, saberes e culturas, valorizando a escuta sensível e o pensamento crítico. Abrem-se espaços para estudos que abordem políticas públicas de leitura, acesso democrático aos livros e os efeitos da censura sobre a liberdade de expressão. Dessa forma, o grupo busca constituir um espaço de diálogo e troca de experiências entre pesquisadores, educadores e mediadores comprometidos com o potencial emancipador da literatura infantil e juvenil na escola, reafirmando o direito de todos ao acesso à palavra literária como experiência estética, singular e transformadora.

 

Palavras-chave: Mediação da leitura literária. Literatura infantil e juvenil. Formação de leitores.

 

Link para submissão de trabalhos: ***(INCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 10/09/2025)***

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeE1m0cWid-tPREeR04OS9qtgyugHygjpXx2jcafxLDW3M_TQ/viewform

Link do template para resumo expandido:

https://docs.google.com/document/d/1Q0F7D2mFLRcYzlmvcatqGDUmniK8hzNW/edit?tab=t.0#heading=h.rl68m95ywvp0

 

 

Orientações para publicação de texto completo:                                                  **** Prazo de envio: 11/11/2025 ****

 

Você acessa o template do trabalho completo no link:

https://docs.google.com/document/d/1zp_k6-Zehc5NZ5ZxFREE7iTLweFjh86z/edit?usp=sharing&ouid=100364269331941266967&rtpof=true&sd=true

 

Link para envio: https://forms.gle/FVZ2iPs3zSPZRSi59