I Jornada Meninas em Ação em STEM

Notícias


Meninas em Ação: projeto do IFMT Campus Sorriso aborda o protagonismo feminino em diferentes áreas da ciência


Publicado em 10 de setembro de 2025 às 08:37:50, atualizado em 10 de setembro de 2025 às 08:37:50

Publicado por: Campus Sorriso / 5 de Setembro de 2025 às 08:36

Entre julho e dezembro deste ano, um projeto desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso busca inspirar meninas e provocar reflexões sobre o protagonismo feminino nas áreas do conhecimento conhecidas como STEM – Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, na sigla em inglês.

O projeto de ensino “Meninas em Ação: Ciências da Natureza e Matemática na prática” é vinculado ao edital 22/2025 do IFMT e conta com a participação das professoras Rosângela Griep, Terezinha Ferreira de Almeida e Micilândia P. de Souza, sob a coordenação da professora Daiana Dal Pupo.

A iniciativa prevê um itinerário de ações destinado a meninas que estudam nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados pela unidade de ensino federal em Sorriso. Na última quinta-feira (04), como parte do projeto, as alunas participaram de uma mesa redonda no auditório do IFMT com a participação da bioquímica e empresária Andrea Andreola, das pesquisadoras da área de matemática Thiélide Troian e Celma Evangelista, e da engenheira agrônoma Elisângela Ferrari.

“Reunimos mulheres que são referência nas áreas de ciência, matemática e engenharia, e elas compartilharam suas trajetórias, os desafios que enfrentaram, mas, principalmente, as conquistas que alcançaram. Foi um momento, no qual as estudantes tiveram a oportunidade de ouvir essas vivências e, quem sabe, se inspirar em exemplos reais de sucesso”, comenta a professora Daiana Dal Pupo.

Esse foi o segundo encontro promovido pelo projeto, que, no mês passado, contou com uma palestra com a promotora de justiça Fernanda Pawelec Vasconcelos. Até o final do ano, o projeto ainda irá promover um duelo de equações, uma visita técnica a uma indústria de cosméticos, uma oficina científica sobre a produção de cosméticos e saboaria natural e uma mostra de conhecimento.

A coordenadora explica que o projeto Meninas em Ação “surgiu com o intuito de fortalecer a representatividade das mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A ideia é usar uma abordagem diferente, mais criativa e interdisciplinar. Então, por exemplo, unimos competições de equações do 1º grau com a produção de cosméticos e sabonetes naturais em laboratório. Dessa forma, conseguimos criar um espaço de aprendizagem que é ao mesmo tempo desafiador, colaborativo e que coloca as alunas como protagonistas de todo o processo. Para inspirá-las e provocar reflexões, organizamos palestras e rodas de conversa com mulheres de destaque”.


Marcadores: