cidam2025

VI Cidade e Ambiente: Conexões, inovações e cidades inteligentes.

O Circuito Urbano 2025, a se realizar no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande, tem por objetivo debater os contextos das cidades no estado de Mato Grosso, suas conectividades e suas inovações para os próximos anos. Além de promover o debate e estimular o pensamento crítico dos participantes e demais envolvidos, o evento busca diagnosticar todos os impactos promovidos pelo crescimento urbano nas últimas décadas e como os governantes estão se organizando para favorecer uma mudança no processo, buscando sempre a qualidade de vida da população.

Local: IFMT Várzea Grande (Ver Mapa)

Data: 14/10/2025 a 15/10/2025 (Ver Programação)

Vagas: 1000

O Circuito Urbano 2025, a se realizar no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande, tem por objetivo debater os contextos das cidades no estado de Mato Grosso, suas conectividades e suas inovações para os próximos anos. Além de promover o debate e estimular o pensamento crítico dos participantes e demais envolvidos, o evento busca diagnosticar todos os impactos promovidos pelo crescimento urbano nas últimas décadas e como os governantes estão se organizando para favorecer uma mudança no processo, buscando sempre a qualidade de vida da população.
Observa-se que a intensa urbanização pós-moderna, ocorrida no Brasil nas últimas cinco décadas, causou uma súbita concentração de indústrias, serviços e trabalhadores, que somado à mecanização do campo e da cidade transformou, não só o déficit habitacional, como a escassez de emprego, nos grandes problemas sociais urbanos. Sob a compreensão necessária de se pensar e se propor cidades mais sustentáveis (ou menos insustentáveis) para o futuro, uma infinidade de pesquisadores em todo o mundo tem debruçado sobre a criação ou formulação de teorias que proporcionem modos de vida e de ocupação territorial menos impactantes e mais humanizada.
No estado de Mato Grosso mais de 361 mil pessoas vivem sem acesso a uma moradia digna. O déficit habitacional alcança mais de 140 mil famílias que não têm acesso a uma habitação segura e de qualidade. Os dados são da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) que apontam ainda que os números representam 27% das pessoas inscritas no Cadastro Único. Em Cuiabá, são mais de 91 mil famílias nessa situação. O déficit habitacional vai além das famílias que não possuem um teto e abrange também moradias em situações inapropriadas, como casas improvisadas, cômodos, autoconstrução entre outras situações de precariedade.
Profissionais conhecedores dos mecanismos de gestão do espaço urbano farão uma análise do cenário com o intuito de propor caminhos para o enfrentamento das questões de participação e qualidade habitacional e urbana.
A gestão urbana tem sido palco para diversos debates, ao abordar os problemas da urbe a discussão e o apontamento de soluções, deve estar no centro deste diálogo. As cidades brasileiras vivem as consequências de uma urbanização incompleta e excludente, resultado de um planejamento urbano fortemente centralizador e conservador, que estrutura seus pressupostos na propriedade individual e absoluta, como a forma mais adequada de apropriação dos espaços, deixando de desenvolver direitos reais secundários, como a enfiteuse, que propõe uma funcionalização da propriedade, privilegiando o direito à moradia e à habitação através da proteção da posse (VIEIRA; ALVES, 2021).
A cidade sustentável é o assentamento humano constituído por uma sociedade com consciência de seu papel de agente transformador dos espaços e cuja relação não se dá pela razão natureza-objeto e sim por uma ação sinérgica entre prudência ecológica, eficiência energética e equidade socioespacial, (ROMERO, 2007).
É nesse contexto que as abordagens dos participantes Lívia Maschio Fioravanti, Claudemir Pablo Junior e José Carlos Marinho da Silva no diálogo "Cidades de Mato Grosso: Conexões, inovações e cidades inteligentes.” propõem caminhos para inclusão social e práticas que contribuam para que as políticas públicas possam atender as necessidades da urbe, com estratégias e planejamentos em diversas escalas.

Sobre as inscrições

O Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Várzea Grande convida você a integrar os diálogos do Circuito Urbano 2025, um espaço voltado ao debate sobre os contextos urbanos de Mato Grosso, suas conexões, desafios e inovações para os próximos anos.

Juntos, vamos refletir sobre os impactos da intensa urbanização nas últimas décadas, o déficit habitacional que atinge milhares de famílias em nosso estado e as alternativas para construirmos cidades mais humanas, sustentáveis e inclusivas.

Com a presença de Lívia Maschio Fioravanti, Claudemir Pablo Junior e José Carlos Marinho da Silva, no painel “Cidades de Mato Grosso: Conexões, inovações e cidades inteligentes”, o evento será uma oportunidade única para repensarmos políticas públicas e planejamentos que priorizem a qualidade de vida da população.

Venha participar e somar ideias para que possamos construir juntos os caminhos para cidades melhores!

Programação

14/10 – 20h30 (Horário de Brasília)
Mesa: “Cidades de Mato Grosso: Conexões, inovações e cidades inteligentes”

Prof. Márcia Alves Soares da Silva (UFMT)

Prof. Carlos Gracioli Neto

Prof. André Luiz Amorim da Fonseca

Mediação: Gabrielly Cristhiane Oliveira e Silva

15/10 – 15h00 (Horário de Cuiabá) – Oficinas presenciais

Arquitetura Inteligente: Formas, simetrias e padrões arquitetônicos no estímulo às habilidades cognitivas para alfabetização
Pamela Miranda (Doutoranda em Neurociência) e Gabriela Groff (Arquiteta)

Logística Inteligente e Gestão Pública Digital: Construindo as “Cidades do Futuro”
Jackelyne de Souza Rocha

Plantas Nativas tolerantes a ambientes urbanos
Isabela Codolo de Lucena

Ética Planetária
Sandra Maria de Lima, Bruno Leandro Rodrigues, Fábio Mariani e Priscila da Silva Rodrigues

Oficina de Stencil com materiais
Grazielle Mariana Louzada de Souza

Ver a programação completa

Comissão Organizadora

José Carlos Marinho da Silva jose.marinho@ifmt.edu.br

Gabrielly Cristhiane Oliveira e Silva gabrielly.silva@ifmt.edu.br

Giovana Rosangela Ferreira Mendes giovana.mendes@ifmt.edu.br

Carlos Gracioli Neto gracioli.neto@ifmt.edu.br

Igor Antonio Marques de Paiva igor.paiva@ifmt.edu.br

Karyn Ferreira Antunes Ribeiro karyn.ribeiro@ifmt.edu.br

Mariane Batista de Lima Moraes Brandao Campos mariane.campos@ifmt.edu.br

Ronaldo Eustaquio Feitoza Senra ronaldo.senra@ifmt.edu.br

Saiani Zarista saiani.zarista@ifmt.edu.br

Raul Tavares Cecatto raul.tavares@ifmt.edu.br

Matheus Magalhaes de Souza matheus.magalhaes@ifmt.edu.br

 


Realização


Como chegar

Contato

Campus de Várzea Grande

Jose Carlos Marinho da Silva

jose.marinho@ifmt.edu.br

(65) 3691-8000