O encontro visa propiciar um espaço de contextualização e promoção dos saberes que abordam as múltiplas e distintas transformações pelas quais o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem passado na última década. Com a presença dos estudantes e seus pais, espera-se esclarecer as dificuldades do referido exame, bem como suas implicações na vida emocional e profissional dos jovens.
Local: Auditório Campus Cuiabá (Ver Mapa)
Data: 09/10/2025 a 09/10/2025 (Ver Programação)
Vagas: 90
O evento centraliza-se na desmistificação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), apresentando-o não como uma mera prova, mas como uma ferramenta complexa e crucial de ascensão social e de debate cidadão no Brasil.
A ideia é propiciar um espaço de contextualização e promoção de saberes sobre as distintas transformações e instâncias políticas pelas quais o ENEM tem passado na última década. O encontro visa, sobretudo, esclarecer as dificuldades e as implicações do exame na vida emocional e profissional dos estudantes.
Além disso, o evento proporcionará uma discussão concreta sobre o impacto social do ENEM, avaliando melhorias e aprimoramentos necessários para formar cidadãos com capacidade de reflexão crítico-social. Serão abordados o uso prático de mecanismos de acesso, como o ProUni e o Sisu.
A fundamentação teórica e os objetivos do projeto ancoram-se na premissa de que o ENEM deve ser analisado sob múltiplas perspectivas – histórica, política, filosófica e sociológica. O foco é construir um pensamento crítico e abrangente sobre os processos seletivos do país, evidenciando que o exame é um reflexo das estruturas sociais, um instrumento de política pública e um objeto de debate filosófico sobre justiça, igualdade e mérito.
Complementarmente, o projeto busca demonstrar como a Filosofia atua como uma ‘prática da vida’ e uma ferramenta essencial para analisar os diversos campos temáticos que o ENEM abrange. Ao final, espera-se promover a responsabilidade compartilhada entre pais e estudantes quanto ao tema educação e o ingresso no ensino superior.
Juliano Batista dos Santos - Docente Filosofia IFMT
Davi Paiva Metello – Estudante Técnico em Informática IFMT
Angela Rezende Kumakura – Graduanda Filosofia UFMT
Thaylla Karoliny Ferreira da Silva Monteiro – Graduanda Filosofia UFMT
Victor Hugo de Almeida de Oliveira – Graduanda Filosofia UFMT
Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva
Juliano Batista dos Santos
juliano.batista@ifmt.edu.br
65 9 8108 3232