O Desafio Mentes em Jogo será desenvolvido paralelamente com duas turmas:
Em ambos os públicos, o foco será a criação de um jogo pedagógico acessível, planejado para atender um transtorno de aprendizagem específico. Os participantes deverão:
O processo formativo será orientado por estudos sobre tecnologias assistivas, DUA (Desenho Universal para Aprendizagem), práticas inclusivas e metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem ativa. Para os alunos da pós-graduação, haverá aprofundamento teórico sobre transtornos de aprendizagem, acessibilidade cognitiva e design educacional. Para os alunos do ensino médio, o foco será a criatividade, a construção prática, a ludicidade e a adaptação de conteúdos escolares.
Durante a produção, os estudantes serão incentivados a testar seus protótipos, realizar ajustes, analisar público-alvo, promover interações colaborativas e elaborar apresentações demonstrando os fundamentos pedagógicos de seus jogos.
A atividade culmina com a apresentação pública no JENPEX, onde serão avaliados conforme os seguintes critérios:
Serão premiados os três melhores projetos, reconhecendo a relevância da produção estudantil e incentivando a continuidade das práticas inclusivas no âmbito institucional.
Inicio da submissão: 18/11/2025 16:19 hs
Prazo final de submissão: 26/11/2025 16:19 hs
Status: Aberto para Submissões
Limite de submissão por participante: livre