Este projeto de ensino tem como objetivo apresentar o evento XV Áfricas, consolidado no IFMT Campus Cuiabá como espaço de reflexão e valorização das identidades afro-brasileiras, africanas e indígenas. Trata-se de um evento transdisciplinar, previsto no Calendário Acadêmico, com atividades nos três turnos matutino, vespertino e noturno, envolvendo o Ensino Médio Integrado, Subsequente, Superior e Pós-graduação. O evento atende às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2012), Educação Escolar Indígena (2008), Educação Escolar Quilombola (2012) e Educação em Direitos Humanos (2012), bem como às Leis nº 10.639/2003, nº 11.645/2008 e Decretos nº 7.037/2009, 7.352/2010 e 10.088/2019.
Local: Teatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano e Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva (Ver Mapa)
Data: 11/11/2025 a 12/11/2025 (Ver Programação)
Vagas: 2000
Este ano o nosso Seminário/Aquilombamento terá sua XV edição sendo um dos eventos mais longevos do IFMT Campus Cuiabá não parando nem durante a pandemia pois a luta antirracista não pode parar e ocorre todo dia. O nosso Áfricas é a culminância e a confraternização de apresentação dos trabalhos de pesquisa, extensão e ensino com especial protagonismo para os nossos estudantes. O Áfricas não é só de um departamento e nem só do ensino médio é um evento de todo o campus incluído todos os cursos do médio, superior e é sempre bom lembrar que ele dialoga com a legislação vigente sobre a inclusão da importância da matriz africana no nosso currículo formativo, mas para além da legislação é também fundamental o compromisso humanitário com uma educação antirracista e nosso seminário/aquilombamento vem para fortalecer essas práticas que devem ser diárias não só no nosso campus como na sociedade.
O tema dessa ano escolhido pela comissão organizadora é : “XV Áfricas: Ilu ayê: vozes africanas” e mesmo com toda a dificuldade financeira a comissão organizadora de 2025 conseguiu montar uma programação que ocorrera nos dias 11 e 12 de novembro, como previsto no Calendário Acadêmico.
No dia 11 de novembro, o Teatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano sediará uma programação especial de palestras e apresentações artísticas e culturais, destinada a todas as turmas dos turnos matutino, vespertino e noturno.
No período matutino, das 7h30 às 12h, participarão as turmas dos 1º anos e do nível superior. No período vespertino, das 13h30 às 17h30, será a vez das turmas dos 2º, 3º e 4º anos, além das turmas do nível superior desse turno. Já no período noturno, das 19h30 às 22h, ocorrerão palestras e apresentações culturais, voltadas às turmas que estudam nesse horário.
Os(as) professores(as) que possuírem aulas no dia e horário do evento deverão acompanhar suas turmas até o local, participando ativamente das atividades programadas e contribuindo para o bom andamento e sucesso da programação.
No dia 12 de novembro, o IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva sediará uma ampla programação educativa e cultural, com aulas regulares, oficinas, minicursos, rodas de conversa e apresentações artísticas distribuídas ao longo dos três turnos.
No período matutino, as atividades terão início às 7h, com aulas regulares até às 8h40. Em seguida, das 8h40 às 9h15, ocorrerá o Intervalo Cultural, momento destinado à visita às salas temáticas. Das 9h15 às 11h15, serão realizadas oficinas, minicursos e rodas de conversa, encerrando o turno com apresentações artísticas e novas visitas às salas temáticas entre 11h15 e 12h.
No período vespertino, a programação se inicia às 13h, com aulas regulares até às 14h40. O Intervalo Cultural acontecerá das 14h40 às 15h15, seguido de oficinas, minicursos e rodas de conversa das 15h15 às 17h15. O turno se encerra com apresentações artísticas e visitas às salas temáticas, das 17h15 às 18h.
No período noturno, a programação começa às 19h, com uma apresentação artística de abertura, seguida das oficinas, minicursos e rodas de conversa, que ocorrerão das 19h30 às 21h30.
O Áfricas é um evento consolidado no IFMT Campus Cuiabá do IFMT, realizado desde 2006, que se constitui como um espaço de reflexão, vivência e problematização sobre as questões raciais, étnicas e culturais. A iniciativa tem como propósito fomentar o debate crítico e o reconhecimento da diversidade como fundamento essencial para a construção de uma sociedade mais justa e plural.
O evento está alinhado às Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todos os níveis de ensino, de forma interdisciplinar e transversal, contribuindo para uma educação inclusiva, equitativa e antirracista.
Por uma educação e uma sociedade verdadeiramente antirracistas, seguimos aquilombados, fortalecendo laços, saberes e resistências.
Comissão Organizadora do XV Áfricas – 2025.
Angélica Marcelina Moreno Risco
Claudio Aurélio Leal Dias Filho
Dejenana Keila Oliveira Campos
Edilson Floriano Souza Serra
Hérica Clair Garcez Nabuco
Jamila Amaral da Silva
Julio Aníbal Orrego Zavala
Jorge Nazareno Martins Costa
Karina Oliveira Brito
Kassoum Dieme
Kleber Roberto Lopes Corbalan
Leonardo Rodrigues dos Santos
Lisdafne Júnia de Araújo Nascimento
Luiz Renato de Souza Pinto
Mônica dos Santos Spinelli
Nayara de Novaes Rezende Villani
Sandro Aparecido Lima dos Santos
Sidney Júnior Martins da Silva
Wérlyn de Lara do Nascimento
Washington Souza Nery
Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva
Nayara de Novaes Rezende Villani
nayara.villani@ifmt.edu.br