semanaeletrica2022

Semana da Engenharia Elétrica e Automação 2022 Começou

Publicado em 20 de setembro de 2022 às 08:35:25, atualizado em 20 de setembro de 2022 às 08:45:42

A Semana da Engenharia Elétrica e Automação 2022 começou nessa segunda feira, com a cerimônia de abertura (Sala de Projeções) e 12 cursos na parte da manhã do dia 12/09/2022.

Os cursos ofertados nessa manhã do primeiro dia foram:

• Eletrônica Básica (12h);
  • Eletricidade Básica (12h);
  • Circuitos RLC no Osciloscópio (12h);
  • Montagem de Quadro de Comandos (12h);
  • Métodos de Partida de Motores (12h);
  • AutoCAD Básico (12h);
  • Inversores de Frequência (Parametrização) (12h);
  • Redes de Computadores (12h);
  • Eficiência Energética (12h);
  • Telefonia Móvel Celular - 5G (12h);
  • Eletrônica Digital (12h);
  • Osciloscópios (12h).

Durante a abertura, o atual chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e Automação (DEEA), Prof. Dr. Tony Inácio da Silva, falou sobre a importância do evento "A oferta de mais de 34 cursos para a comunidade interna e externa do IFMT Campus Cuiabá, em conjunto com a XV Maratona de Robótica, de forma multietária, oportuniza aos estudantes e a comunidade cuiabana aprender temas de grande relevância na área de Engenharia Elétrica. Cursos que ensinam a aplicação de softwares e outros que ensinam a montagem na prática são importantíssimos para o despertar do estudante as possibilidades da área."

O Diretor de Ensino do IFMT Campus OJS, Prof. Dr. Julio Correa de Resende Dias Duarte, em seu discurso reforçou a importância do evento e acrescentou "O Campus Octayde Jorge da Silva está a dois anos discutindo e refletindo sobre a reformulação dos PPCs de Ensino Médio para melhorar o que já é bom, sempre ouvindo a comunidade do campus, com mais de 20 lives gravadas e disponíveis no YouTube, diversas formações pedagógicas, comissão com mais de 80 servidores de diversas áreas, diferentes grupos de trabalhos, e em muitas reuniões com os 5 departamentos, e outras diversas ações. A expectativa é que os novos PPC sejam implantados nos próximos anos."

O Diretor Geral do Campus IFMT OJS, Prof. MSc. Alceu Aparecido Cardoso também participou da abertura do evento e comentou sobre "as diversas obras de reformas que o campus está realizando, com orçamento próprio, de forma a atender primeiramente as salas e laboratórios que possui o maior número usuários, e posteriormente os demais." O Prof. Alceu ainda comentou sobre as parcerias e cursos que o campus irá ofertas nos próximos anos: "diversas parcerias estão sendo elaboradas para a oferta dos cursos FIC, tal como o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, e o de microempreendedor, que contribuem no orçamento do campus, e atingem um publico diferente do cursos regulares. E o campus irá ofertar 7 cursos na modalidade concomitante em parceria com o estado de Mato Grosso."

Vale lembrar que o evento continua com as inscrições abertas, e ainda há vagas para cursos e palestras. Para todas as atividades haverá certificados para os cursistas e ministrantes. A XV Maratona de Robótica também ocorre simultaneamente a Semana da Engenharia.

Marcadores: #semanaengenharia2022