A utilização de jogos durante as aulas de matemática é uma prática cada vez mais empregada, uma vez que jogar remete ao ato de brincar e este propicia prazer e alegria. Neste sentido, esta oficina pretende trabalhar com os jogos Zigue-Zague, Avançando com o Resto, Matix e Brincando com múltiplos e divisores, de modo que essas atividades lúdicas possam propiciar um ambiente desafiador e, ao mesmo tempo, possam desenvolver o raciocínio dos alunos envolvidos. A utilização de jogos de grupo instiga o desenvolvimento de um agir-pensar com lógica e critério, aprimora as relações sociais e a autoestima. A metodologia empregada será a resolução de situações-problemas. A escolha dessa metodologia é justificada pelo fato de que as análises e questionamentos sobre a ação de jogar podem proporcionar um rompimento com os procedimentos de tentativa e erro em matemática, conduzindo a(o) estudante a processos argumentativos de raciocínio. O Zigue-Zague é um jogo de tabuleiro. O seu objetivo é alcançar a linha de chegada realizando operações de adição e subtração. Este jogo foi proposto devido à grande dificuldade, por parte das(os) estudantes das séries iniciais do ensino médio, com expressões numéricas envolvendo adição e subtração. O Avançando com o Resto é um jogo de tabuleiro e o seu objetivo é chegar em primeiro lugar ao campo com a palavra fim. Este jogo utiliza o conceito divisão para jogar. Este jogo foi proposto pela grande dificuldade, por parte das(os) estudantes do ensino médio, com a realização de divisão sem o uso de calculadora. O Matix é um jogo de tabuleiro. O seu objetivo é obter a maior soma obtida com todos os números marcados pela equipe. Este jogo foi proposto por explorar as ideias de matriz. O Brincando com múltiplos e divisores é um jogo de tabuleiro. O seu objetivo é obter a maior soma obtida com todos os números marcados pela equipe. Este jogo foi proposto pela grande dificuldade, por parte das(os) estudantes do ensino médio, com os conceitos de múltiplos e divisores. Enfim, os jogos escolhidos visam uma tentativa de sanar algumas dificuldades com conceitos básicos de matemática e, também, desenvolver habilidades e competências necessárias para melhorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina.