Anais do Workshop de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT

O WORKSHOP

O Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação é um evento promovido pelo Instituto Federal de Mato Grosso desde 2010 que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, ao atrair massivamente alunos, professores, empresários, da indústria envolvida em pesquisa e desenvolvimento e o fomento da mudança cultural, resultando na alavancagem do empreendedorismo, um dos motores da inovação.

HISTÓRICO

A primeira edição do Workshop foi em 2010, com ênfase na pesquisa aplicada realizada na instituição. Desde então, foram realizadas mais duas edições, nos anos de 2013 e 2014, quando gradativamente foram inseridos na programação a extensão, a inovação e o ensino, com a diversificação da programação e a consolidação do evento. De caráter multidisciplinar, o último Workif reuniu 2.300 participantes e agregou 11 eventos satélites (como o Seminário de Ensino Médio, o II Seminário de Educação a Distância, o Seminário do Núcleo de Inclusão e Diversidade, o II Seminário do Programa de Bolsas de Incentivo à Docência, o I Encontro de Qualidade de Vida, o II Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação, a III Feira de Inovação Tecnológica e outros). A programação para 2016 destaca o empreendedorismo, a inovação e a internacionalização,  com palestras, Feira de Inovação, Feira de Robótica, visitação a estandes, área internacional, apresentações de trabalhos de pesquisa e extensão e apresentações culturais.

EMPREENDEDORISMO

Contribuir para a criação de uma sociedade mais empreendedora, pelo fomento da mudança cultural, a favor do espírito de iniciativa e da inovação.

INOVAÇÃO

Promover a inovação tecnológica como estratégia competitiva de um maior número de participantes.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Provocar maior dinamismo nas relações internacionais entre alunos e o sistema científico e tecnológico.