VII JENPEX 2022 Campus Cuiabá - Integrar é Extraordinário

Apresentação

Trabalhos da modalidade Resumo Simples aprovavos e apresentados na programação do evento de forma eletrônica como Pitch Virtual e disponibilizados de forma on-line através do YouTube oficial do Campus Cuiabá Cel Octayde Jorge da Silva.

A Jornada como um evento científico é um espaço para trocas de experiência e debates profícuos com renomados profissionais de determinadas áreas, tendo como objetivo fomentar o debate entre participantes, apresentadores e organizadores proporcionando a construção conjunta no desenvolvimento das aprendizagens.

Assim, as instituições de ensino como o IFMT podem e devem criar oportunidades, como a realização de eventos, entre outras, que, além de incentivar a participação dos alunos e servidores na concepção e organização das formas de atuação na extensão e principalmente, na intervenção nas comunidades da baixada cuiabana.  

Dessa maneira, as ações pedagógicas da educação do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva idealizaram a realização do Evento Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JENPEX que possibilita a seus discentes e servidores a consolidação dos conhecimentos, coerentes com a sua formação integral acadêmica-profissional.

Essa é a proposta de um Evento como a JENPEX, que não se caracteriza somente como um evento técnico-científico, mas também de socialização da comunidade interna e externa ao IFMT.

Assim é a JENPEX 2022, um evento que articula e divulga a produção de trabalhos nas diversas áreas do currículo dos cursos que integra o Campus desde 2013, consolidando-se como o Evento mais importante da instituição para a formação da comunidade acadêmica. A Jornada tornou-se um espaço efetivo de apresentação e discussão de Estudos, Pesquisas, e práticas de Ensino e Extensão.

A JENPEX cumpre com o papel de interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, que segundo Moura (2018, p.37), é de suma importância na formação do estudante e impacto e transformação social, possibilitando a apreensão do conhecimento produzido, a formação com uma visão crítica e a sua utilização no exercício efetivo da profissão e da cidadania.

O maior desafio do Evento JENPEX é o compartilhamento do saber, em que a comunidade acadêmica ativa em Projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação demonstra as suas atividades aos colegas estudantes e servidores, efetivando a disseminação do saber, a convivência, a inclusão de novos membros ativos academicamente, a formulação de novas indagações sobre os temas afins, a elaboração de novos conhecimentos e o fortalecimento do perfil profissional para o mundo do trabalho.