10º Seminário mato-grossense de Habitação de Interesse Social de Mato Grosso - SHIS-MT2025 - Os Desafios Locais e Globais para o Bem Viver - ISSN 2177-4498

Apresentação
O SHIS é um evento que promove um espaço de diálogo entre instituições de ensino, órgãos públicos e o setor da construção civil, articulando ideias e práticas voltadas à habitação de interesse social. Nesta edição, o evento foi realizado pelo IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU).
O 10º Seminário Mato-Grossense de Habitação de Interesse Social (SHIS 2025) foi marcado por reflexões profundas sobre o futuro das cidades e os desafios contemporâneos da habitação. Realizado no IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, o evento teve como tema “Os Desafios Locais e Globais para o Bem Viver”. O encontro reuniu pesquisadores, gestores públicos, empreendedores e estudantes em torno do debate de como garantir moradia digna e sustentável diante das transformações urbanas e ambientais.
Os Trabalhos aceitos e apresentados presencialmente são oriundos de pesquisa científica desenvolvida e/ou em desenvolvimento com resultados, dentro de 4 eixos temáticos:  
I – Habitação e Cidade: Trabalhos que discutem sobre desenvolvimento urbano sustentável, abordando questões de moradia, infraestrutura e qualidade de vida nas cidades.
II – Resiliência às Mudanças Climáticas: Trabalhos que discutem sobre estratégias para mitigar e adaptar as cidades e edifícios aos impactos das mudanças climáticas, promovendo a sustentabilidade e a proteção ambiental.
III – Tecnologia e Inovação: Trabalhos que discutem sobre materiais, tecnologias e arranjos construtivos que melhorem a qualidade das obras, a saúde do trabalhador da construção civil e possam reduzir o custo dos imóveis, bem como tecnologias emergentes e inovações para melhorar a eficiência edilícia e urbana, a gestão de recursos e a qualidade dos serviços públicos, promovendo um ambiente mais inteligente.
IV – Políticas Públicas e Inserção Urbana: Trabalhos que discutem sobre a formulação e implementação de políticas que promovam a inclusão social, a equidade no acesso aos serviços urbanos e a participação cidadã na construção de cidades mais justas.