Automação de Build e Teste de Software

Automação do Processo de Build e Teste de Software

As builds automatizados desempenham um papel central na automação da integração contínua (CI) e são um dos principais facilitadores de um pipeline do CI/CD. Eles constituem a primeira de uma série de etapas automatizadas projetadas para avisar mais cedo possível sobre quaisquer problemas no seu código causados ​​por suas alterações mais recentes.

Horário: 13:30-17:30
Laboratório: 04 DCOM

Vinculação: Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva
Data: De 23/11/2023 a 23/11/2023
Vagas: 30
Carga Horária: 3 Horas
Status: Encerrado

(Ver Programação do Curso)

Se você trabalha numa IDE, você normalmente pode disparar um build com um atalho de teclado, então por que automatizar o processo?

Para começar, embora o build local seja útil quando você deseja verificar a integridade de seu trabalho ou fazer uma demonstração rápida de alguma coisa para seu chefe, não é uma boa prática usar um build local para seu pipeline de CI/CD.

O uso de um servidor de build dedicado garante um ambiente limpo, que logo sinalizará quaisquer dependências ausentes que, de outra forma, causariam problemas e atrasos quando o build for implantado num ambiente de teste.

Sem um build automatizado para disparar os outros estágios do pipeline, o CI/CD seria muito menos confiável. Se você tiver que se lembrar de fazer login no servidor de build e iniciar cada build, incluindo quaisquer testes, cuidar do processo caso algo falhe e, em seguida, mover o resultado para o repositório de artefatos para que possa ser implantado para os testes, então seu processo é propenso a erros.

Sobre as Inscrições

Realizadas por meio do site de eventos do IFMT.

Mais Detalhes

Tipo: Minicurso
Público Alvo: Alunos e Interessados na área de desenvolvimento de Software
Frequência Mínima: 100% de participação
Modalidade: Presencial
Inscrição: Gratuíta
Aberto para todos
Permite cancelamento pelo organizador: Não

Ministrantes

Alice Gonçalves de Campos Rodrigues

Wallatan França Pinho de Souza


Como chegar
Contato

Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva

João Paulo Delgado Preti

Laboratório 04 de Informática do DCOM.

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200