Em busca de uma formação cidadã e sensível

Em busca de uma formação cidadã e sensível: projeto interdisciplinar com turmas concluintes do EM do campus Cel. Octayde Jorge da Silva

Neste projeto de ensino em questão é apresentada a proposta de integração de atividades entre as disciplinas de Sociologia,Técnicas Profissionais, Filosofia e História durante o terceiro bimestre de 2022. Tal proposta ocorrerá nas turmas 7631.3A e 7631.3B, do curso Técnico em Secretariado. Já com as turmas de Edificações, Eletrônica e Agrimensura o projeto ocorrerá apenas entre as disciplinas de Sociologia e Filosofia. Serão abordadas discussões teóricas relativas à temática de “Democracia, Cidadania e Direitos Humanos”, além da exibição do documentário BUS 174 (de José Padilha) para contextualizar aspectos teóricos vistos durante as aulas. Em seguida, será realizada dinâmica de Júri Simulado com os estudantes representando o julgamento do sujeito central do filme de nome Sandro Barbosa do Nascimento.

Vinculação: Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva
Data: De 18/07/2023 a 28/10/2023
Vagas: 10
Carga Horária: 20 Horas
Status: Inscrições encerradas

(Ver Programação do Curso)

No projeto de ensino em questão, é apresentada a proposta de integração de atividades entre as disciplinas de Sociologia,Técnicas Profissionais, Filosofia e História durante o terceiro bimestre de 2022. Tal proposta ocorrerá nas turmas 7631.3A e 7631.3B, do curso Técnico em Secretariado. Já com as turmas de Edificações, Eletrônica e Agrimensura o projeto ocorrerá apenas entre as disciplinas de Sociologia e Filosofia. Serão abordadas discussões teóricas relativas à temática de “Democracia, Cidadania e Direitos Humanos”, além da exibição do documentário BUS 174 (de José Padilha) para contextualizar aspectos teóricos vistos durante as aulas. Em seguida, será realizada dinâmica de Júri Simulado, representando o julgamento do sujeito central do filme de nome Sandro Barbosa do Nascimento. Os estudantes irão se dividir em dois grandes grupos, ou em diferentes papéis existentes em um julgamento e trarão aspectos teóricos relativos aos conceitos vistos em sala pelas diferentes disciplinas. Acrescentarão, ainda na dinâmica, aporte legal oriundo da legislação nacional, dos Direitos Humanos e da sensibilidade humana e cidadã. Trata-se de uma proposta que busca “ler o filme e ver o conteúdo” aproximando teorias e conceitos da realidade, visando um processo educativo desinteressado - na perspectiva gramsciana - e ativo, vivo ampliando as interpretações do mundo.

Sobre as Inscrições
Mais Detalhes

Tipo: Debate
Público Alvo:
Frequência Mínima: 100% de participação
Modalidade: Presencial
Inscrição: Gratuíta
Aberto para todos
Permite cancelamento pelo organizador: Não

Ministrantes

Monica dos Santos Spinelli


Como chegar
Contato

Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva

Departamento de Área de Base Comum - DABC

Sala de aula

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

monica.spinelli@ifmt.edu.br