As epidemias na história do Brasil

As epidemias na história do Brasil

 

Vinculação: Campus Confresa
Data: De 02/01/2024 a 25/01/2024
Vagas: 300
Carga Horária: 40 Horas
Status: Inscrições encerradas

(Ver Programação do Curso)

Este curso online, com duração total de 40 horas, proporciona uma análise abrangente das epidemias que marcaram a história do Brasil, desde a Europa medieval até a formação da República. O cronograma detalhado inclui uma variedade de tópicos, começando com a Peste Negra e sua influência na criação do mundo moderno na Europa nos séculos XIV e XV.

O curso prossegue abordando o impacto das epidemias durante o processo de conquista da América portuguesa, destacando as interações entre indígenas e europeus. A formação da sociedade imperial e as epidemias na capital do Império do Brasil são exploradas em detalhes, oferecendo uma compreensão profunda dos eventos históricos.

A segunda metade do curso concentra-se na construção da República, examinando a política higienista e suas repercussões nas chamadas classes "perigosas". As aulas finais fornecem uma visão completa dessa era, culminando no encerramento do curso.

A metodologia adotada envolve palestras online, leituras de textos acadêmicos e fontes históricas, além de avaliações diárias por meio de quizzes para consolidar o aprendizado. Ao final do curso, os participantes terão adquirido um entendimento aprofundado das epidemias na história do Brasil, suas ramificações sociais e políticas, preparando-os para uma análise crítica dos desafios contemporâneos em saúde pública.

Link Google Meet: meet.google.com/exp-snnd-uja

 

Sobre as Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas por meio deste link.

Mais Detalhes

Tipo: Curso
Público Alvo: Professores de história, estudantes e comunidade em geral
Frequência Mínima: 75% de participação
Modalidade: À distancia, Online
Inscrição: Gratuíta
Aberto para todos
Permite cancelamento pelo organizador: Não

Ministrantes

Rubens da Mota Machado


Como chegar
Contato

Campus Confresa

Prof. Dr. Rubens da Mota Machado

meet.google.com/exp-snnd-uja

rubens.machado@ifmt.edu.br