O Ensino da Matemática

O Ensino da Matemática pelo Viés da Semiótica Peirceana

Somos levados durante toda nossa existência a fazer conexões, descobrir coisas novas, relacionar com outras pessoas, enfim existir como ser pensante. Porém, para que isso flua harmoniosamente é necessário articular, filtrar, gerenciar, em frações de segundos, de modo, que seu pensamento seja exteriorizado por meio da língua ou da linguagem. E, assim, apoiado na semiótica de Peirce que é a ciência que estuda todas as formas do homem se comunicar e trazer a luz o contexto no qual surgiu o conhecimento matemático desenvolvemos esse curso para os alunos do ensino fundamental II que visa trabalhar os significados de conteúdos matemáticos.

Vinculação: Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste
Data: De 12/02/2024 a 30/06/2024
Vagas: 40
Carga Horária: 40 Horas
Status: Em criação, inscrições em breve

(Ver Programação do Curso)

O interesse em desenvolver este projeto, deu se a partir da observação in loco de discentes do Ensino Médio que estudam conteúdos matemáticos. A partir dessa observação, notamos que os mesmos veem o assunto de maneira “mística” e, assim, mostra desinteresse e dificuldades. Como são alunos que passaram pelo ensino fundamental ll (6º ao 9º ano), acendeu o interesse em desenvolver esse projeto com alunos do 9º ano, último ano do ensino fundamental ll.

Sabemos que o ensino da Matemática tem papel privilegiado para o desenvolvimento humano. Tópicos relacionados a este tema será de suma importância para o enriquecimento intelectual e aprendizado dos nossos alunos. E, ainda, visando um alcance mais amplo no conhecimento matemático, uma vez, que desenvolvendo projetos envolvendo assuntos matemáticos se pretende amenizar as dificuldades relacionadas ao entendimento da Matemática. Haja vista que a matemática ajuda no desenvolvimento formal do homem.
(...) a matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios. (PCN, Brasil, 1998)
 
Poder proporcionar a emancipação do homem através do ensino de Matemática com o desenvolvimento deste projeto é nossa contribuição para um ensino de qualidade. O mundo contemporâneo é um mundo matematizado. Deve se pensar que tal afirmação é no mínimo impensada, porém, observe ao redor, ou melhor, observe você, já se imaginou sem o celular, sem cartão de crédito, sem internet, enfim sem essas maravilhas do mundo moderno. Pois, então, essas tecnologias só são possíveis devido ao avanço matemático nos últimos séculos.

Hoje é comum que a matemática auxilie na definição de possibilidades tecnológicas. Podemos citar as tecnologias de comunicação, a concepção e a construção da internet, as técnicas de criptografia, tecnologia de segurança, reconhecimento de padrões. [...] E, de forma geral: a identificação de novas possibilidades em qualquer área depende da racionalidade baseada em matemática (SKOVSMOSE, 2008, p.79). Ainda de acordo com Skovsmose, vivemos em uma sociedade matematizada. No qual a comodidade, o conforto, a praticidade, enfim tudo que possamos imaginar para melhor qualidade de vida é possível.

Desta forma, compreender o que está a nossa volta, buscar fazer uma leitura crítica e com fundamentos convincentes é de suma importância para a independência como pessoa. E, essa compreensão passa pela Matemática, uma vez, que a Matemática com suas representações lógicas desenvolve no ser uma capacidade de relacionar e traduzir o mundo em nossa volta. De acordo com Otte (2012, p. 87) “[...] a dinamização da relação entre conhecimento e sua representação simbólica é uma fonte básica de compreensão. Dizer a mesma coisa em outras palavras não é mais a mesma coisa.”

Um desenvolvimento do estudo sob a luz da semiótica peirceana,  nos dará possibilidades de entender e, assim, buscar fazer intervenções voltadas para melhoria do ensino/aprendizagem da Matemática, uma vez, que a semiótica peirceana trabalha com signos. Segundo Otte (2012, p. 14) “(...) Peirce define um signo como uma tríade”. Ainda de acordo com Otte. (...) a ideia de signo poderia nos ajudar a melhor compreender que estas caracterizações da Matemática não são tão distintas quanto pode parecer a uma primeira vista, mas representam aspectos complementares do pensamento matemático, porque signo são sempre usados referencialmente, assim como também atributivamente, ou seja, eles são usados para determinar ou indicar coisas sobre as quais o sujeito pensa, e eles também fornecem descrições das mesmas. (OTTE, 2012, p. 16)

A abordagem semiótica nos dá uma perspectiva genética do conhecimento. O conhecimento é essencialmente um processo de aprendizagem, no qual, o indivíduo em posse dos significados internos sobre algo relaciona esses significados com a coisa que é apresentado como novo.

Sobre as Inscrições

####### EM DESENVOLVIMENTO######

Mais Detalhes

Tipo: Curso
Público Alvo: Alunos do 8º e 9º ano
Frequência Mínima: 75% de participação
Modalidade: Presencial
Inscrição: Gratuíta
Aberto para todos
Permite cancelamento pelo organizador: Não

Ministrantes

Aparecido Aires

Kauã Santana Aires


Como chegar
Contato

Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste

Aparecido Aires, Departamento de Ensino, Professor EBTT

Sala

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

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(65) 9 9676 0450