SAUDE DO SOLO

SAUDE DO SOLO E CROMATOGRAFIA DE PFEIFFER

 


Os Cromatogramas de Pfeiffer são conhecidos a quase cem anos. É utilizada para análise da microbiologia do solo, das reações enzimáticas da vida microbiana, bem como a aeração e a   concentração de micro e macro elementos do solo. Adotada nos EUA, Canadá, União Européia  e Japão.

Vinculação: Campus São Vicente
Data: De 18/07/2022 a 22/07/2022
Vagas: 40
Carga Horária: 40 Horas
Status: Encerrado

(Ver Programação do Curso)

        A Cromatografia de Pfeiffer consiste em um método de avaliação da fertilidade do solo ou a qualidade biológica dos alimentos, ainda pouco difundido, mas que ganha cada vez mais relevância no contexto das boas práticas de agricultura, pois essa ferramenta de análise aborda o tema da fertilidade de maneira ampla e multidimensional, atentando para aspectos da física, química e biologia do solo.

        Além de orientar as tomadas de decisões futuras, esse método leva os agricultores e técnicos a rever o histórico de suas glebas de terra agricultáveis por meio de uma fotografia, o cromatograma.

        A interpretação do cromatograma exige um exercício de reflexão, que faz pensar sobre quais boas práticas a serem utilizadas para que os solos abriguem e nutram a vida que nele habita e dele depende, levando em consideração as necessidades humanas.

        Solos vivos, e práticas agrícolas saudáveis, para o solo, microrganismos e agricultores, são metas a serem perseguidas pelos produtores agroecológicos e orgânicos, para se estabelecerem como atores da saúde do solo e dos alimentos e pro fim de quem se alimenta desta produção.

         Com este curso pretendemos difundir os conhecimentos relativos a produção de bioinsumos na propriedade e capacitar os produtores e interessados na realização de Cromatografias para avaliar o solo e os produtos dela produzidos.

Sobre as Inscrições

As inscrições serão realizadas no sistema integrado de Eventos do IFMT. 

Mais Detalhes

Tipo: Curso
Público Alvo: Agricultores familiares, Extensionistas, professores e estudantes.
Frequência Mínima: 75% de participação
Modalidade: Presencial
Inscrição: Gratuíta
Aberto para todos
Permite cancelamento pelo organizador: Sim

Ministrantes
Ainda não há ministrantes definidos para este curso

Como chegar
Contato

Campus São Vicente

Dalmir Kuhn

Auditório Jonas Pinheiro

Rodovia BR-364, Km 329, s/n - CEP: 78106-970

dalmir.kuhn@ifmt.edu.br

66996238580