Curso de Python

Curso de Programação para iniciantes com Python

O projeto “Curso de Programação Básica com Python” tem como objetivo realizar uma série de aulas com pessoas que tenham interesse em aprender programação. Dessa maneira, o projeto promoverá aulas de programação na linguagem Python através da plataforma virtual do Google Meet, proporcionando uma ampla adesão por parte dos alunos interessados. A pandemia vivenciada pela COVID-19 ocasiona perdas pessoais, financeiras e culturais a todo o mundo, entretanto criou uma ponte virtual de comunicação na sociedade que favorece a democratização do ensino. Diante dessa perspectiva, o projeto visa criar novos conhecimentos daqueles que estão distanciados da sala de aula para possibilitar uma nova fonte de renda.

Local: Evento Online (Ver Mapa)

Data: 05/10/2021 a 01/03/2022 (Ver Programação)

O projeto “Curso de Programação Básica com Python” tem como objetivo realizar uma série de aulas com pessoas que tenham interesse em aprender programação. Visando criar novos conhecimentos daqueles que estão distanciados da sala de aula para possibilitar uma nova fonte de renda. O projeto será desenvolvido através de lives por meio da plataforma Google Meet.
Ele será executado por três meses e tem o intuito de realizar aulas com os assuntos:

1. Introdução

1.1 Por que aprender a programar?

1.2 O que é a linguagem Python?

1.3 Instalando as Ferramentas.

2. Primeiros programas

2.1 Escrevendo seu primeiro programa;

2.2 Espaçamento e endentação;

2.3 Comandos;

2.4 Palavras reservadas.

3. Variáveis

3.1 Significado de uma variável;

3.2 Atribuição;

3.3 Declaração de variáveis;

3.4 Operações aritméticas sobre variáveis inteiras;

3.5 Entrada de dados pelo teclado.

4. Seleção

4.1 Decisão;

4.2 Condição;

4.3 If, else e elif;

4.4 Estruturas de seleção aninhadas.

5. Repetição Condicionada

5.1 Estrutura for

5.2 Estrutura while.

6. Listas

6.1 Lista simples;

6.2 Matrizes.

7. Funções

7.1 Variáveis locais e globais;

7.2 Passagem por parâmetro.

Olá alunos,

Eu sou o Professor André Calisto do IFMT - Campus Primavera do Leste. Venho por meio deste curso, ensinar o básico da programação com a linguagem Python.

Nesse curso vocês irão aprender como estruturar o pensamento para a lógica de programação.

As inscrições tem um limite de 20 alunos.

O Curso será realizado todas as terças-feiras entre os dias 05/10/2021 a 01/03/2022 das 20h às 22h (MT) e 21h às 23h (horário de brasília)

Prof. André Calisto Souza Medeiros Guedes

Campus Primavera do Leste