Mesa Redonda: Compartilhando Experiências em Pesquisa, Extensão e Gestão na EPT

A mesa redonda virtual com o tema central  "Compartilhar de Experiências em Pesquisa, Extensão e Gestão na EPT" é uma ação que faz parte da disciplina "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica" do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT IFMT Campus Cuiabá".

Neste evento, os pesquisadores Dr Edward Bertholine (UFMT), Dra Nadja Machado (IFMT Campus Cuiabá Bela Vista) e Dr Rony Freitas (IFES) compartilharão suas experiências sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Local: On Line (Ver Mapa)

Data: 08/10/2021 a 08/10/2021 (Ver Programação)

Neste evento, os pesquisadores Dr. Edward Bertholine (UFMT), Dra. Nadja Machado (IFMT Campus Cuiabá Bela Vista) e Dr. Rony Freitas (IFES) compartilharão suas experiências sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e gestão.

O Professor Dr. Edward Bertholine possui graduação em Licenciatura em História Natural pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (1972), graduação em Bacharel em História Natural pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (1972), mestrado em Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso, professor colaborador no programa de pos graduação Profissionalizante em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, membro titular de comitê gestor institucional da Universidade Federal de Mato Grosso, coordenador geral do parfor, ufmt da Universidade Federal de Mato Grosso, professor adjunto 4 da Universidade Federal de Mato Grosso, professor pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências, ensino de biologia, formação de professores e educação, nos Programas e nos programas de formação pela UAB .

A Professora Dra. Nadja Machado é graduada em Ciências Biológicas (2004) e Estatística (2018), Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (2007) e Doutora em Física Ambiental (2013) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Fez Estágio Pós-Doutoral em Ciências Ambientais na Utah State University, USA (2014-2015). Desde 2008, é docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) com experiência em ensino médio técnico e superior. Desenvolve ações de extensão com a popularização da análise de dados em linguagem R. É credenciada como docente permanente no PPG em Física Ambiental da UFMT, onde orienta em níveis de Mestrado e Doutorado. É líder do grupo de pesquisa em Ciências Ambientais (IFMT) e vice-líder do grupo de pesquisa em Interação Biosfera-Atmosfera (UFMT). Tem publicado artigos em periódicos especializados, bem como é revisora de revistas científicas e de agências de fomento à pesquisa. Também tem participado de ações de cooperação internacional com instituições como UQAM/Canada, NOVA/USA, JENA/Germany, USU/USA, CSU-San Marcos/USA e NMSU/USA. Tem experiência na área de Ciências Ambientais com ênfase em Sensoriamento Remoto, Ecologia Espacial, Bioclimatologia, Estatística Aplicada e Micrometeorologia.

O Professor Dr. Rony Freitas concluiu doutorado em Educação em 2010 e mestrado em Informática em 2004, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo e com pesquisas no campo da Educação Matemática. Compôs a equipe responsável pela estruturação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, ofertado em Rede Nacional por 40 Instituições Federais presentes em todos os Estados da Federação e Distrito Federal, do qual foi coordenador no período de 2016 a 2019. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática regional Espírito Santo - SBEM/ES no período de 2012 a 2018. Atualmente é Professor Titular no Instituto Federal do Espírito Santo, atuando como docente no Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática e na Licenciatura em Matemática. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo - GEPEM-ES e tem focado suas pesquisas e trabalhos atuais na confluência da Educação Matemática com tecnologias digitais, principalmente dispositivos móveis.

Nós utilizaremos o Google Meet, a sala será aberta às 7h45min, aproveite este tempo extra para testar a sua conexão e conversar com os demais participantes. Se for possível utilize fone de ouvido com microfone, assim você reduzirá possíveis problemas com o áudio. Se você tiver câmera faça uso dela, pois contribuirá com a comunicação com os instrutores e os outros participantes.

Nós incluiremos o seu endereço de e-mail no sistema de conferência do Google (Google Meet), portanto, se você fizer login em qualquer aplicativo do Google (Google Meet, Gmail, Google Agenda, entre outros), o seu acesso à sala de videoconferência será automático.

A URL será enviada pelo sistema de e-mail do Google Agenda e também por mensagem do sistema de eventos do IFMT.

A mesa redonda virtual acontecerá no dia 08 de outubro de 2021, no horário das 8h até 11h (Horário de Cuiabá MT).

Prof. Dr. Ed Wilson Tavares Ferreira

Prof. Dr. Geison Jader Mello