I JORNADA DE FÍSICA

O Curso de Licenciatura em Física do IFMT Campus Pontes e Lacerda em parceria com o PIBID/Física, realiza nos dias 19 e 20 de maio DE 2022, a I JORNADA DE FÍSICA do Campus Pontes e Lacerda. O evento foi idealizado para permitir que a comunidade acadêmica de nossa região, possa aproveitar as vantagens de um encontro presencial mais focado nesta área do conhecimento. O objetivo também é promover uma maior integração entre os acadêmicos do curso de Licenciatura em Física, professores e alunos de outras instituições, reunindo assim a comunidade para que se possa, além de discutir física de alta qualidade, debater os rumos da área no meio acadêmico.

Local: Campus Pontes e Lacerda/Fronteira Oeste (Ver Mapa)

Data: 18/05/2022 a 20/05/2022 (Ver Programação)

O objetivo deste evento é promover uma maior integração entre os acadêmicos do curso de Licenciatura em Física, professores e alunos de outras instituições, reunindo assim a comunidade para que se possa, além de discutir física de alta qualidade, debater os rumos da área no meio acadêmico.

18/05/2022
Quarta-Feira

19/05/2022
Quinta-Feira

20/05/2022
Sexta-Feira

Encontro de Egressos

Local: Auditório

Cerimônia de Abertura

Comunicação Oral

Oficinas e Minicursos

Observação com Telescópio

P1 – Palestra 1 (Auditório)

A Entropia
Prof. Dr. Alberto Sebastião de Arruda - UFMT

Mediador: Prof. Gustavo José Farias

P2 – Palestra 2 (Auditório)

Cosmologia - Como descrevemos nosso universo hoje?

Prof. Dr. Alesandro Ferreira dos Santos  - UFMT
Mediador: Prof. Gustavo José Farias

Comunicação Oral (Auditório)

1. Aplicação da Lei de Resfriamento de Newton - Exercício de Investigação em Perícia.

2. A Lei do Decaimento Radioativo para o estudo da datação de Carbono do Santo Sudário.

3. Prática experimental para o estudo de calorimetria.

4.Roteiro experimental com materiais de baixo custo para o estudo de eletricidade e magnetismo.

5.Iniciação ao Geogebra

6. Princípios Históricos da Física

7. PID ( Programa de Incentivo a Docência) - Experiências adquiridas na formação acadêmica.

Oficinas e Minicursos

1. Saberes nas Comunidades Tradicionais Indígenas aplicados a Ciência - Prof. Elvis Jean

Local: Auditório - 150 vagas

2. Usando a calculadora científica – Prof. Me. Gustavo José Farias