PEA

Programa de Educação para Aposentadoria

A equipe de Coordenação de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Servidor/ CQVT iniciou um  ciclo de ações com o objetivo, de auxiliar os/as servidores/as nesse processo de aposentadoria, que, sabemos, traz mudanças profundas na rotina familiar, na renda, na vida social, na saúde física e mental e precisa ser (re)pensado, planejado e discutido muito antes da aposentadoria em si.

O Programa de Educação para Aposentadoria caracteriza-se por ser um trabalho cuja iniciativa partiu da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas / PROPESSOAS do IFMT, para e com os/as servidores/as do IFMT.

Local: Online (Ver Mapa)

Data: 30/06/2022 a 25/11/2022 (Ver Programação)

Serão 8 (oito) encontros no formato online (com exceção do encerramento) e participativos. Cada módulo abordará um tema diferente, sob a coordenação de um profissional da área correspondente. Os/as profissionais serão servidores/as do Instituto, além de palestrantes convidados e servidores/as aposentados/as.

OBJETIVO GERAL

Preparar a/o servidor/a público do IFMT para um processo de aposentadoria mais planejado e consciente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Discutir teoricamente sobre a aposentadoria e o envelhecimento;

Acolher os medos, desejos e sentimentos que acompanham a decisão de se aposentar;

Orientar sobre direitos, políticas públicas e legislações referentes à aposentadoria;

Possibilitar ao/a servidor/a em processo de pré-aposentadoria reflexões e discussões sobre a transição da vida profissional ativa e a aposentadoria;

Sensibilizar os participantes para a construção de um projeto de aposentadoria individual;

Promover saúde das/os aposentadas/os;

Propiciar encontros e a criação de redes de apoio entre os/as servidores/as participantes;

Estimular a criação de novos vínculos fora do contexto do trabalho.

PÚBLICO-ALVO

Servidores/as do Instituto Federal de Mato Grosso com idade a partir de 55 anos.

Para tanto, nosso público alvo são as/os servidoras/es com idade a partir dos cinquenta e cinco anos, independente de já estarem em processo de aposentadoria ou não, sem nenhuma ligação ou objetivo de incentivar ou desencorajar a aposentadoria, mas buscando promover a reflexão e o planejamento, pilares importantes para o desenvolvimento de recursos que propiciem uma aposentadoria promissora, e até para que a decisão de se aposentar ou de permanecer trabalhando seja tomada de forma segura e tranquila.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Reitoria

Coordenação de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Servidor/ CQVT