XI Encontro Estadual de História

XI Encontro Estadual de História - (In)dependências, Fronteiras e Modernidades: memórias e comemorações

Encontro a ser realizado de forma on-line com transmissão pelo canal IFMT Oficial entre os dias 17 a 20 de outubro de 2022, turnos manhã, tarde e noite.

Inscrição Geral para o Evento (Obrigatório): 01/08 a 17/10

Acessos: clique no botão "Ver a Programação Completa" (logo abaixo) e veja os links para todas as atividades do encontro.

As atividades MESAS REDONDAS, DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS e as CONFERÊNCIAS serão transmitidas pelo Canal do IFMT no Youtube: IFMT Oficial

Simpósios Temáticos e Minicursos são transmitidos pelo Google Meet

Local: YouTube - IFMT Oficial (Ver Mapa)

Data: 17/10/2022 a 20/10/2022 (Ver Programação)

O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente

Mário Quintana

O passado está sempre presente em nosso mundo, ainda que seja um passado que sempre foi, é e será escolhido e selecionado a partir das diversas lutas e as múltiplas dinâmicas que atravessam e moldam as sociedades. Estes passados reconstruídos e ressignificados constantemente pelas memórias e que, de tempos em tempos, invadem e impõem aos mais diferentes âmbitos da vivência cotidiana da existência a necessidade da prática das comemorações. Nestes momentos o corpo social se reúne em torno de acontecimentos e/ou personagens em um esforço coletivo de convergência de sentimentos, mas também de reflexão e entendimento do fenômeno celebrado. Estamos a experimentar um momento como este no ano em que se completam tanto o bicentenário da independência do país quanto os cem anos da Semana de Arte Moderna. É, portanto, não apenas oportuno, mas também necessário, analisarmos e debatermos as construções de memórias e as múltiplas formas de comemoração em torno destas duas importantes efemérides. Esta reflexão busca entender a dialética da independência/dependência articulada à variegada experiência das modernidades na tradição nacional, a partir de um lugar e de uma situação própria e específica que é a fronteira.

Venham discutir conosco estas questões no XI Encontro Estadual de História - (In)dependências, Fronteiras e Modernidades: memórias e comemorações que acontecerá entre os dias 17, 18, 19 e 20 de outubro de 2022.

As atividades MESAS REDONDAS, DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS e as CONFERÊNCIAS serão transmitidas pelo Canal do IFMT no Youtube:  IFMT Oficial

Nosso Destaque

ENDEREÇOS VIRTUAIS DAS MESAS REDONDAS, DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS E CONFERÊNCIAS