II Fórum de Debates sobre relatos de experiências

II Fórum de Debates sobre relatos de experiências de professores da educação Básica

O II Fórum de Debates sobre Relatos de Experiências de Professores da Educação Básica é uma atividade formativa oferecida pelo curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) no Campus Rondonópolis. O principal objetivo é consolidar um espaço para que professores das escolas básicas possam divulgar suas práticas pedagógicas e compartilhar experiências entre si e entre os alunos e professores que atuam no curso LCN.

INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR COMO OUVINTE: 04/07/2022 - 18/11/2022 (OU ATÉ O PREENCHIMENTO TOTAL DAS VAGAS)

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: 04/07/2022 - 18/11/2022 (PRORROGADO)

Local: Auditório do IFMT-Campus Rondonópolis (Ver Mapa)

Data: 25/11/2022 a 25/11/2022 (Ver Programação)

O Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN), ofertado no IFMT-Campus Rondonópolis forma professores de ciências para atuarem nos anos finais do ensino fundamental. Entre as atividades práticas formativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) destaca-se as disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Ciências (I, II e II), Seminário Integrador e Estágios Supervisionados. Como objeto de estudo de tais disciplinas, o planejamento, a organização e participação dos alunos em eventos de divulgação científica são incentivadas. Outro ponto importante previsto no projeto é proporcionar aos futuros docentes um ambiente de formação básica e continuada em parceria com as escolas do município.

Pautados nestes apontamentos, os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso LCN propuseram o Fórum de Debates sobre Relatos de Experiências de Professores da Educação Básica. A primeira versão da atividade ocorreu como evento satélite do III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT, no ano de 2019. Na oportunidade, professores da educação básica participaram do evento e submeteram as práticas pedagógicas desenvolvidas em suas escolas. Ademais, alunos e professores do curso LCN assistiram as apresentações e puderam verificar como é desenvolvida a rotina de trabalho de alguns docentes que atuam nas escolas do município de Rondonópolis.

Nos anos de 2020 e 2021, a atividade não teve sua continuação devido aos protocolos de biossegurança adotados por autoridades sanitárias em decorrência da disseminação do vírus da COVID-19.

Diante das retomadas das atividades presenciais e da necessidade de continuar a consolidar o Fórum de Debates como um evento permanente de formação de divulgação do trabalho docente, a segunda edição da atividade está de volta e dessa vez com uma novidade. A organização foi planejada pelas alunas das disciplinas de Seminário Integrador e Instrumentação para o ensino de Ciências III do perído letivo de 2022/1. Venha prestigiar nosso evento e apresentar seu trabalho. Contamos com sua presença. .

As inscrições estão abertas aos professores da educação básica das ecolas do ensino público e privado de Rondonópolis, estudantes e professores do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFMT-Campus Rondonóplis. Para participar de qualquer uma das atividades, é necessário realizar a inscrição. As vagas são limitadas.

Para ter direito ao certificado de participação como participante, é necessário fazer o credenciamento no primeiro dia do evento e participar de todas as atividades.

Não vamos expedir ciertificados participação parcial do evento.

Data limite para submissão de trabalhos: 21/10/2022.

Data limite para realizar a inscrição como participante: 18/11/2022

DATA EVENTO HORÁRIO
04/07/2022 Início das inscrições e início da submissão dos Relatos de experíência à partir da 07h
28/10/2022 Encerramento da sumissão dos Relatos de Experiência 23h50min
Até 04/11/2022 Divulgação do resultados dos Relatos de Experiência aprovados à partir das 07h
*18/11/2022 Encerramento das inscrições para participar como ouvinte 23h50min
24/11/2022 Credenciamento dos participantes à partir das 18h
24/11/2022 Abertura Oficial 19h
24/11/2022 Mesa Redonda: As dificuldades e os desafios que os professores egressos dos cursos de licenciatura precisam superar no início da carreira no magistério.  19h30
25/11/2022 Apresentação dos Relatos de Experíência 19h
25/11/2022 Cerimônia de Encerramento 22h

*Caso o número de participantes inscritos atinjam o limite máximo permitido, as inscrições serão encerradas antes da data final.

Adriane Barth

Cintia Mendes da Silva