Programa Residência Pedagógica (PRP) - Edição 2022/2024

Seminário de Abertura do Programa Residência Pedagógica do IFMT

O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura do IMFT. Este evento de abertura do programa tem como objetivo fazer um bate papo sobre o ser professor e apresentar o projeto do PRP para os licenciandos, gestores do IFMT, gestores das escolas campo.

Adriane Barth

Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica do IFMT

Portaria 1019/2021

Local: Reitoria IFMT (Ver Mapa)

Data: 18/10/2022 a 30/10/2022 (Ver Programação)

O IFMT foi contemplado com o programa de Formação de Professores: Programa Residência Pedagógica (PRP), no edital CAPES nº 24/2022.

O PRP é um programa de formação de professores desenvolvido em parceria entre o IFMT e CAPES e que atua com estudantes de Licenciatura que estejam cursando a partir do 5º Semestre ou que já tenham cursado 50% do curso. É desenvolvido em escolas de educação básica dos municípios sede dos campi do IFMT contemplados. Nesta edição (2022/2024), o PRP foi contemplado com 75 bolsas residentes, 15 bolsas preceptores, 05 bolsas orientação e 01 bolsa coordenação institucional para o Programa Residência Pedagógica (PRP), no edital 24/2022 da CAPES, distribuídos nos campi Primavera do Leste, Rondonópolis,  São Vicente CR Jaciara, Confresa e Juína.

As atividades do Programa Residência Pedagógica acontecerão ao longo de 18 meses. Durante esse período os envolvidos, junto às escolas parceiras, desenvolverão atividades inerentes à formação de professores, como: atividades de estudos de documentos e estratégias didáticas, ambientação nas escolas, observação e participação em aulas, regência, atividades de intervenção e participação em eventos da área de ensino. O IFMT garante ao Residente a convalidação do PRP para os estágios docência, a qual pode ser total ou parcial, ficando a análise a cargo dos colegiados dos cursos de licenciatura.

Sejam bem vindos!

Palestrantes:

Luciana Klamt - Pró-Reitora de Ensino

Adriane Barth - Coordenadora Institucional do PRP

Fábio Mariani - Coordenador Institucional do PID

Relato de Egressos

Nosso Destaque

Seminário de Abertura do Programa Residência Pedagógica do IFMT

Abertas as inscrições para o evento dia 18 de outubro às 19 horas

IFMT/PROEN-Diretoria de Graduação

Luciana Klamt - Pró-Reitora de Ensino

Ana Claudia Tasinaffo Alves - Diretora de Graduação