IV - SELP

Submissões


Orientação para submissão dos trabalhos

    Para inscrever um trabalho, o/a autor/a deve enviar um resumo expandido para o e-mail geelli.cba@ifmt.edu.br, até o dia 14 de maio de 2023. O resumo deve referir-se a uma comunicação oral ou um relato de experiência (de um trabalho, de uma pesquisa ou de uma atividade docente realizada na prática) que contribua para o conhecimento na área. 
   O arquivo deverá ser claramente identificado pelo título, a fim de evitar duplicidade e consequente sobreposição dos trabalhos (exemplo: se o título do trabalho for “Relato de experiência sobre o uso das tecnologias educacionais em sala de aula”, o nome do arquivo enviado deverá conter a mesma informação, como também no campo assunto do e-mail). Além disso, é obrigatório que se informe no corpo do e-mail em qual GT o/a autor/a deseja inscrever o trabalho.

As informações sobre as apresentações nos GTs estão disponíveis AQUI

Propostas de GTs

GT 1- Formação inicial e continuada e desenvolvimento profissional de professores de Língua Portuguesa/Línguas Estrangeiras

Coordenadoras: Dra. Renata Silva Siqueira, Profa. Dra. Rute Almeida e Silva. 

Esse Grupo de Trabalho tem como objetivo discutir aspectos da formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa/Línguas Estrangeiras nos contextos da contemporaneidade. Serão abordadas questões sobre a profissionalidade docente assim como os desafios do cotidiano de professores tanto na educação básica quanto no ensino superior. O GT acolherá apresentação de resultados de estudos e pesquisas, experiências de desenvolvimento profissional ou propostas de inovações exitosas que contribuam para as práticas dos docentes e dos futuros professores em formação. 

 

GT 2- Ensino de línguas e literaturas na era da liquidez e da complexidade

Coordenadores:  Dra. Cláudia Lúcia Landgraf P. Valério da Silva , Prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães e Prof. Dr. Marcos Aparecido Pereira - PPGEN

De acordo com Bauman (2016), imediatismo e educação são contraditórios, logo, essa relação apresenta-nos um problema que precisa ser enfrentado sob pena da multiplicação daquilo que Morin (2015) chama de “paradigma da simplificação”, algo que prejudica a construção e emancipação do pensamento e que, por consequência, estimula a propagação de informações falsas ou incompletas e abrem espaço para discriminação e preconceitos.
Assim, é preciso reconhecer a dinâmica de influência que a tecnologia torna possível à nossa época e, a partir dessa dinâmica, repensar ações de ensino que se pautem na coletividade, reagrupamento de unidade e diversidade, da contextualização do conhecimento e na superação das fronteiras das disciplinas (MORIN, 2015).
Desse modo, este GT se interessa por trabalhos de pesquisa e/ou relatos de experiências que reflitam sobre o ensino de línguas e literaturas na modernidade, seja sob perspectivas teóricas ou práticas.

GT 3 - Estudos Discursivos Sobre Violência 

Coordenadoras: Profa. Dra. Adriana Recla e Profa. Dra. Cristiane da Silva Ferreira

Este Grupo de Trabalho tem como objetivo divulgar trabalhos acerca dos estudos discursivos sobre a violência, com base no suporte teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD). É notório que o contexto sociocultural e político atual do país tem suscitado posicionamentos e práticas discursivas intolerantes, antiéticas e violentas, veiculados principalmente nas mídias digitais. São bem-vindos os trabalhos que se debruçam sobre formas de violência que se materializam e se disseminam em discursos em circulação social. Estudar e analisar o alcance e os efeitos dessas práticas proporcionará ampliação dos estudos efetuados neste campo.

 

GT 4- Literatura digital, hipertextualidade e mídia social

Coordenadores: Profa. Dra. Marli Terezinha Walker Profa. Dra. Andreza Moraes Branco Leria , Prof. Dr. Edilson Floriano Souza Serra e Prof. Me. João Pereira da Silva Filho

Este grupo de trabalho propõe a exploração da relação entre literatura e tecnologia digital, enfatizando a criação de hipertextos, narrativas digitais em redes sociais, jogos eletrônicos e outras formas de literatura multimídia. Os estudos desse GT têm como base investigar as técnicas/produções literárias e tecnológicas usadas na criação de obras digitais, bem como suas implicações estéticas e culturais no consumo de obras literárias.

 

GT 5: Vozes discentes em torno de violências (in)visíveis

Coordenadores: Prof. Dr. Rodney Mendes de Arruda e Profa. Ma. Lisdafne Júnia de Araújo Nascimento

Violência é tema presente no cotidiano, sendo relevantes os debates acerca de suas manifestações. O Grupo de Trabalho-GT: “Vozes discentes em torno de violências (in)visíveis”, tem  como público alvo discentes de Ensino Médio Integrado (IFMT Campus Cuiabá Octayde, Bela Vista e Várzea Grande).

O GT abriga tópicos relacionados ao tema Violência, em múltiplos recortes (viés histórico; análise de conjuntura; relação entre História e atualidade; conexão entre formação técnica e formação geral); visão discente sobre ensino-aprendizagem de línguas (L. Portuguesa, Línguas Adicionais) e Literatura (sobre o tema específico ou sobre manifestações de violência nesse contexto); expectativas frustradas e/ou atendidas no ensino público federal; temas estudados/debatidos nos vários componentes curriculares do Núcleo da Base Comum e da Formação Técnica, em que sobressaia a questão da violência, de forma implícita e/ou explícita (exclusões; relações de poder; relações de gênero; fanatismo; extremismo; violência física e/ou simbólica; diversidades; desigualdades; ciberviolência).

Inicio da submissão: 27/03/2023 07:00 hs

Prazo final de submissão: 14/05/2023 23:59 hs

Status: Fechado para Submissões

Limite de submissão por participante: 1 por participante.

Prazo encerrado