Plágio

Ciclo de palestras sobre plágio no ambiente escolar

Conscientizar a comunidade estudantil a respeito do plágio, preocupando-se principalmente em evitar a prática em vez de punir.

Link Transmissão 05/05 YouTube IFMT

Link Transmissão 07/05 YouTube IFMT

Local: IFMT - CAMPUS JUÍNA (Ver Mapa)

Data: 05/05/2021 a 07/05/2021 (Ver Programação)

A grande quantidade de documentos disponíveis em bibliotecas digitais tem tornado cada vez mais fácil a reutilização de textos de outras fontes por estudantes e pesquisadores. Atualmente, existe uma série de estudos que relatam a alta prevalência de plágio no meio acadêmico e científico. Entretanto, pesquisadores também tem realizado estudos que apontam que nem sempre a má conduta é intencional, sendo muitas vezes relatadas pelos alunos pela falta de informação sobre o que é considerado plágio e por não terem conhecimentos suficiente para produção de um trabalho científico. Pode-se observar que há  problemas como a cópia do trabalho do colega ou a cópia de conteúdos da internet que devem ser consideradas preocupantes desde o Ensino Médio para possíveis plágios mais graves. Neste contexto, este projeto visa desenvolver ações que levem informações acerca do plágio e sobre como desenvolver trabalhos acadêmico-científicos referenciando as fontes de pesquisa corretamente. O principal objetivo a partir dessas ações será conscientizar a comunidade acadêmica com intuito de prevenir casos de plágios na universidade.

Campus Juína

Mileide Terres de Oliveira