Encontro Técnico de Nutricionistas do PNAE

Encontro Técnico Regional para Nutricionistas do PNAE

Encontro Técnico Regional para Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Centro-Oeste

É um evento promovido pela equipe do FNDE, UFMT e CECANE/IFMT que tem como objetivo compartilhar experiências e debater as melhorias técnicas, operacionais e políticas no âmbito da segurança e educação alimentar e nutricional de crianças, jovens e adultos brasileiros

Além disso, o evento promove o intercâmbio profissional entre as nutricionistas da Região Centro-Oeste do Brasil que atuam na política pública de educação.

Data: 25 a 27 de julho de 2023

Local: Auditório do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal - INPP (UFMT)

Local: UFMT (Ver Mapa)

Data: 25/07/2023 a 27/07/2023 (Ver Programação)

Data: 25 a 27 de julho de 2023

Local: Auditório do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal - INPP (UFMT)

Bem-vindo(a) ao Encontro Técnico Regional para Nutricionistas do PNAE - Centro-Oeste!

É com satisfação que lhes damos boas-vindas ao Encontro Técnico Regional de Nutricionistas do PNAE. Mais do que uma reunião de trabalho, esse encontro de diversas culturas e experiências exitosas promove o espírito de confraternização e trabalho em rede de nutricionistas atuantes no Programa Nacional de Alimentação Escolar nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal.

De 25 a 27 de julho, Cuiabá/MT será palco de palestras, debates e oficinas que reunirá 200 nutricionistas do PNAE atuantes na região centro-oeste. Em comum, além do fato de atuarem no PNAE, vocês trazem consigo o espírito colaborativo, de união e o desejo de avançar nessa pauta que une saúde e educação.

Desejamos um excelente evento a todos!

Encontro Técnico Regional para Nutricionistas do PNAE - Centro-Oeste

Programação:

25/07 (Terça-feira)

8:00 Credenciamento
9:00 - 9:15 Mesa de Abertura
FNDE, CECANE/IFMT e UFMT

Moderação: Cecane UFG
9:15 - 10:00 Apresentação dos principais documentos técnicos produzidos pela COSAN.

Novo sistema de cadastro de nutricionistas (COSAN/FNDE)

10:00 - 10:30 Coffee Break

10:30 - 11:50 Mesa Redonda
Como aplicar/executar/elaborar novas receitas e cardápios atendendo a resolução nº 06/2020 na prática? Como executar a Resolução nº 06/2020 e garantir a aceitabilidade dos cardápios?

Lanches levados de casa/entrada de alimentos na escola. O que fazer? Comercialização de alimentos nas escolas: Como proceder?

Conflito de Interesses

Guias Alimentares brasileiros GAPB e Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos de idade - Como aplicar na alimentação escolar?

11:50 - 12:10 Perguntas e discussão com os participantes

Intervalo (Almoço)

13:30 - 17:00 Grupos de Trabalhos Simultâneos
13:30 - Ciclo 1
14:30 - Ciclo 2
15:30 - 16:00 Coffee Break
16:00 - Ciclo 3

Temáticas e facilitadores
1 – Cardápios: aspectos qualitativos e quantitativos e fichas técnicas.
2 – Proteção ao Aleitamento Materno no ambiente escolar.

17:00 Encerramento 1º Dia

26/07 (Quarta-feira)

08:00 - 08:30 Avisos e instruções de imersão
08:30 - 12:00 Grupos de Trabalho simultâneos
08:30 - Ciclo 1
09:30 - 10:00 Coffee Break
10:00 - Ciclo 2
11:00 - Ciclo 3

Temáticas e facilitadores
4 – Agricultura Familiar –Qual o papel do nutricionista do PNAE?
5 – Alimentação Indígena e Quilombola
6 – Oficina de escuta sobre Seletividade Alimentar

Intervalo (Almoço)

13:30 - 17h - Grupos de Trabalho simultâneos
13:30 - Ciclo 1
14:30 - Ciclo 2
15:30 - 16:00 Coffee Break
16:00 - Ciclo 3
17:00 - Ciclo 4

7 – Oficina de escuta sobre Perdas e Desperdício de Alimentos
8 – Novas Regras - Rotulagem Nutricional
9 – Como trabalhar EAN? Aplicação da NT na prática
10 – Elaboração do Plano Anual De Trabalho

18:00 Encerramento do Evento

27/07 (Quinta-feira)

07:30 - 18:00 Visita de Campo

LOCAIS DE VISITAÇÃO
Grupo 1
Vivência em Escola de Assentamento: confirmado com a professora Mônica na EMEB Elias Domingos, Escola Rural do Assentamento Nossa Senhora Aparecida - Sadia 1 em Várzea Grande/MT (+- 1h ida, +- 1h volta);
Número de vagas: 60 vagas

Grupo 2
Vivência em Comunidade Quilombola: confirmado com a professora Adrianny na Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda, Escola Quilombola da Comunidade Mata Cavalo em Nossa Senhora do Livramento/MT (+- 1h ida, +- 1h volta)
Número de vagas: 60 vagas