Encontro Pedagógico 2023/2

Neste semestre de 2023/2, o Encontro Pedagógico, no Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva, propõe o Diálogo sobre Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Curricularização da Pesquisa e Extensão.O encontro contará ainda com momentos de diálogo sobre temas importantes como Adaptação e acessibilidade curricular, Adolescência e Gestão de Si.

Diante disso, o Encontro Pedagógico 2023/2, tem como objetivo  proporcionar um espaço de diálogo sobre as práticas pedagógicas na perspectiva da curricularização da extensão e pesquisa e suas experiências exitosas, discutir possibilidades de melhoria no processo de ensino e aprendizagem e refletir coletivamente o planejamento das ações para os cursos para o período letivo 2023/2.

A participação de todos é muito importante!

Local: Campus Octayde Jorge da Silva (Ver Mapa)

Data: 17/07/2023 a 18/07/2023 (Ver Programação)

Os Encontros Pedagógicos no IFMT são previstos em Calendário Acadêmico para acontecerem no início de cada ano/semestre letivo, com o objetivo de proporcionar aos servidores oportunidades para sua formação continuada, bem como para o planejamento das atividades didático-pedagógicas.

Diante do contexto atual e das dinâmicas de rápidas transformações sociais (econômicas, culturais, ambientais, tecnológica, etc), tanto educadores quanto educandos precisam se colocar em constante abertura ao aprendizado de novos saberes para serem cidadãos e profissionais que possam florescer e prosperar como indivíduos, na mesma medida que contribuem com as transformações de suas comunidades, buscando a criação de sociedades mais justas socialmente, equilibradas ambientalmente, democráticas e pacíficas.

Em uma Instituição Pública de Ensino que oferta Educação de Qualidade, constantemente alinhada aos desafios de seu tempo, demanda ter uma política de Formação Continuada para seus educadores. É neste sentido que desenvolvemos em nosso Campus, como parte desta política, as seguintes ações, todas complementares e interdependentes: Encontro Pedagógico, Cursos, Oficinas, Palestras, Seminários, IFMT em Diálogos (lives), Conjunto de Formações (prevista em calendário), Rodas de Conversa, Grupos de Debate, Viagens Formativas, dentre outras.

Para a realização desta política de Formação Continuada, partimos das seguintes premissas basilares.

Priorização dos servidores do Campus enquanto formadores, como forma de valorização dos talentos internos.

Educação pelo Diálogo, por meio de uma compreensão em que todos ensinamos e todos aprendemos imersos em meio ao cotidiano de nossa comunidade e desafios educacionais.

Construção participativa das temáticas e das pautas por meio de consulta constante à comunidade e abertura permanente a todos os servidores do Campus.

Criação de um Repertório de Formação EaD por meio da transmissão no Canal do Youtube do Campus (28 Lives disponíveis neste link: https://ensino.cba.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/pedagogica/

Priorização da realização de formações EaD com Autoridades e Referências de áreas específicas para que possamos tornar acessíveis a nossa comunidade os melhores teóricos e práticos de nosso tempo.

Neste semestre de 2023/2, o Encontro Pedagógico, no Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva, propõe o Diálogo sobre Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Curricularização da Pesquisa e Extensão. O caráter indissociável entre ensino, pesquisa e extensão têm papel fundamental na formação dos profissionais com habilidades em diferentes áreas com uma visão mais crítica da sociedade. Isso contribui para a qualidade de nossos cursos, permitindo que estejam mais conectados à comunidade externa e levando a transformações às pessoas, na mesma medida em que o aprendizado de nossos estudantes é potencializado por meio da conexão entre teoria e prática, bem como de tudo que podem aprender nestas comunidades.

Além disso, o encontro contará com momentos de diálogo sobre temas importantes com a mesa sobre Adaptação e acessibilidade curricular que tratará de suas aplicabilidades ao público de estudantes com necessidades específicas, a roda de conversa sobre a Adolescência, que proporcionará reflexões sobre como lidar com as mudanças nessa etapa do desenvolvimento humano e ainda a palestra Gestão de Si, que refletirá como a inteligência emocional e o autoconhecimento e suas contribuições para as relações interpessoais e a relação professor/aluno.

Diante disso, o Encontro Pedagógico 2023/2, no Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva tem como objetivo de proporcionar um espaço de diálogo sobre as práticas pedagógicas na perspectiva da curricularização da extensão e pesquisa e suas experiências exitosas, discutir possibilidades de melhoria no processo de ensino e aprendizagem e refletir coletivamente no planejamento das ações para os cursos para o período letivo 2023/2.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”

Paulo Freire

A participação de todos é essencial, contamos com a sua presença!

Equipe Técnico-Pedagógica / Diretoria de Ensino - campus Octayde Jorge da Silva

CW42+XJ Centro, Cuiabá - MT