O Seminário Integrador I (1º semestre) do Curso de Pedagogia da UAB Campus Cuiabá-IFMT abordará as bases conceituais da pedagogia e os aspectos reflexivos quanto à educação no Brasil, sendo o momento da socialização destes conhecimentos (científicos) que muitas vezes são ‘desconhecidos’ até a inserção no ensino superior. O seminário irá integrar tanto as atividades de extensão, quanto as atividades de Práticas como Componentes Curriculares - PCC do Curso de Licenciatura em Pedagogia que são os momentos presenciais durante a formação em ead e no caso do Primeiro Semestre da Pedagogia é o momento de integração de todas as disciplinas e também de execução da PCC e da Curricularização da Extensão por meio das disciplinas de Introdução a EaD e da disciplina de Seminário Integrador I.
Local: Polos da UAB no qual é ofertado o Curso de Pedagogia (Ver Mapa)
Data: 28/09/2023 a 06/10/2023 (Ver Programação)
Vagas: 600
O Seminário Integrador I (1º semestre) do Curso de Pedagogia da UAB Campus Cuiabá-IFMT abordará as bases conceituais da pedagogia e os aspectos reflexivos quanto à educação no Brasil, sendo o momento da socialização destes conhecimentos (científicos) que muitas vezes são ‘desconhecidos’ até a inserção no ensino superior. O seminário será o momento de atividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas desenvolvidas no primeiro semestre da Licenciatura. Narrativas autobiográficas/história oral e a constituição do sujeito docente. Trabalho interdisciplinar do semestre: Memorial formativo reflexivo sobre Educação Brasileira, levando em consideração os aspectos estudados. Os trabalhos deverão culminar em uma ação de extensão por meio de seminário ou workshop divulgado e aberto à comunidade escolar e externa do IFMT. O seminário irá integrar tanto as atividades de extensão, quanto as atividades de Práticas como Componentes Curriculares - PCC do Curso de Licenciatura em Pedagogia que são os momentos presenciais durante a formação em ead e no caso do Primeiro Semestre da Pedagogia é o momento de integração de todas as disciplinas e também de execução da PCC e da Curricularização da Extensão por meio das disciplinas de Introdução a EaD e da disciplina de Seminário Integrador I. A Prática como Componente Curricular – PCC, figura tanto como propósito formativo, quanto como princípio metodológico, reforçando, ao longo das vivências curriculares, a articulação entre os fundamentos teórico-conceituais e as vivências profissionais, com ênfase no domínio dos princípios didático pedagógicos indispensáveis ao ofício docente.
O Seminário Integrador I (1º semestre) do Curso de Pedagogia da UAB Campus Cuiabá-IFMT abordará as bases conceituais da pedagogia e os aspectos reflexivos quanto à educação no Brasil, sendo o momento da socialização destes conhecimentos (científicos) que muitas vezes são ‘desconhecidos’ até a inserção no ensino superior. O seminário irá integrar tanto as atividades de extensão, quanto as atividades de Práticas como Componentes Curriculares - PCC do Curso de Licenciatura em Pedagogia que são os momentos presenciais durante a formação em ead e no caso do Primeiro Semestre da Pedagogia é o momento de integração de todas as disciplinas e também de execução da PCC e da Curricularização da Extensão por meio das disciplinas de Introdução a EaD e da disciplina de Seminário Integrador I.
Roberta Pasqualli
Matheus de Mesquita e Pontes
Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra
Sandro Aparecido Lima dos Santos
Aparecido Borges da Silva
Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro
Marcelo Gomes Alexandre
Michelle Mittelstedt Devides
Simone Cicera de Freita
Thelma Vieira Batista
Eunice Lazarin
Luciane Jesus Figueiredo
Alessandra Marques dos Santos
Silvia Oliveira Zamar Gonçalves
Simone Santana Costa Soares
Campus de Várzea Grande
pedagogia.cread@ifmt.edu.br
(65) 99224-0309