Corrida Espacial

Corrida Espacial: entre Foguetes e Satélites

Organizado pelo Laboratório de Geotecnologias Aplicadas (GEOTEC) do IFMT Campus Cuiabá, este evento é baseado no documentário "Space Race" da BBC. A série destaca a competição entre os Estados Unidos e a União Soviética durante a Guerra Fria, focando nos desenvolvimentos tecnológicos e avanços no espaço. As sessões são conduzidas pelos professores Sandro Santos e Wescley Souza, que fornecerão contextos adicionais sobre os eventos apresentados. Os episódios estão agendadas para datas específicas em agosto e setembro de 2023 na Sala de Projeções do IFMT Campus Cuiabá e serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. O evento faz parte do projeto de ensino "Uma viagem a bordo de satélites ao encontro da aprendizagem significativa", apoiado pelo edital 18/2023 do IFMT Campus Cuiabá-Cel. Octayde Jorge da Silva.

SOMENTE RECEBERÁ CERTIFICADO OS PARTICIPANTES PRESENCIAIS

Local: Sala de Projeções - Campus Cuiabá OJS (Ver Mapa)

Data: 15/08/2023 a 05/09/2023 (Ver Programação)

Corrida Espacial: Entre Foguetes e Satélites

Organizador:
Laboratório de Geotecnologias Aplicadas (GEOTEC), IFMT Campus Cuiabá.

Visão Geral:
O evento "Corrida Espacial: Entre Foguetes e Satélites" é uma iniciativa educacional que busca elucidar e explorar os marcos históricos da competição espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética durante a Guerra Fria. Baseando-se no aclamado documentário "Space Race" da BBC, o GEOTEC programou uma série de projeções que mergulharão nas narrativas dessa era definidora.

Detalhes da Programação:
Cada episódio do documentário será apresentado em uma data específica, seguido por uma sessão de discussão e contextualização, liderada pelos professores Sandro Santos (Sociologia) e Wescley Souza (Física):

Episódio I: Corrida por Foguetes - 15/08/2023, às 09:00
Episódio II: Corrida por Satélites - 22/08/2023, às 09:00
Episódio III: Corrida pela Sobrevivência - 29/08/2023, às 09:00
Episódio IV: Corrida pela Lua - 05/09/2023, às 09:00

Local:
Sala de Projeções do IFMT Campus Cuiabá.

Transmissão:
Para os que não podem comparecer pessoalmente, o evento será transmitido ao vivo via YouTube, permitindo uma ampla participação.

Contexto Educativo:
Esta série de projeções é parte integrante do projeto de ensino "Uma viagem a bordo de satélites ao encontro da aprendizagem significativa", que foi contemplado pelo edital 18/2023 do IFMT Campus Cuiabá-Cel. Octayde Jorge da Silva. O projeto, representado pela Diretoria de Ensino, busca promover a compreensão profunda dos temas abordados e encorajar a participação ativa dos estudantes.

Objetivo:
Além de oferecer uma perspectiva histórica, o evento pretende inspirar os participantes sobre as possibilidades do espaço e o futuro da exploração espacial. Ao contextualizar os avanços tecnológicos e as façanhas espaciais, espera-se que os estudantes e participantes ganhem uma apreciação mais profunda pela ciência, tecnologia e o espírito humano de descoberta.

Caro(a) Participante,

Seja bem-vindo(a) ao evento "Corrida Espacial: Entre Foguetes e Satélites", organizado com carinho e dedicação pelo Laboratório de Geotecnologias Aplicadas (GEOTEC) do IFMT Campus Cuiabá. Estamos entusiasmados por ter você conosco nesta jornada através de momentos marcantes na história da exploração espacial.

Cada episódio deste evento foi cuidadosamente selecionado para proporcionar uma compreensão profunda da competição espacial entre as duas grandes potências da era da Guerra Fria. Com a orientação dos professores Sandro Santos e Wescley Souza, estamos confiantes de que você não apenas ganhará insights sobre os acontecimentos históricos, mas também se sentirá inspirado(a) pelas incríveis façanhas humanas no domínio espacial.

Quer você esteja assistindo conosco na Sala de Projeções do IFMT Campus Cuiabá ou se juntando a nós virtualmente através da transmissão ao vivo no YouTube, esperamos que esta experiência enriqueça seu conhecimento e alimente sua paixão pela ciência e tecnologia.

Obrigado por fazer parte desta celebração da curiosidade humana e do espírito de descoberta. Estamos ansiosos para compartilhar esta jornada espacial com você!

Atenciosamente,

Equipe GEOTEC, IFMT Campus Cuiabá.

Olá, participante!

Confira abaixo a programação completa de nosso evento:

15/08/2023, às 09:00 - Episódio I: Corrida por Foguetes
22/08/2023, às 09:00 - Episódio II: Corrida por Satélites
29/08/2023, às 09:00 - Episódio III: Corrida pela Sobrevivência
05/09/2023, às 09:00 - Episódio IV: Corrida pela Lua

Local: Sala de Projeções do IFMT Campus Cuiabá.

Aguardamos você para juntos explorarmos este fascinante capítulo da história espacial!

Atenciosamente,
Equipe GEOTEC