I Fórum Integrado de Assistência Estudantil e Inclusão

O I Fórum Integrado de Assistência Estudantil e Inclusão: Direitos humanos e Diversidade cultural e étnica nas escolas, propõe integrar as temáticas vinculadas a Educação Inclusiva e Direitos Humanos e as demandas relativas a Assistência Estudantil e mobilização política e social dos estudantes.

Dentre as atividades do Fórum, destaca-se a discussão sobre a diversidade no ambiente escolar e coloca em pauta a naturalização dos preconceitos: racismo, sexismo, etarismo, capacitismo, bullying, segregação, entre outras temáticas, que se entrecruzam, dada a complexidade das situações. O Fórum trás ainda as demandas da Assistência Estudantil e a necessidade de mobilização política e social dos estudantes na garantia dos seus direitos.

O avanço de uma Educação verdadeiramente Inclusiva e uma Assistência Estudantil efetiva depende da participação de todos! Participem!

Local: Campus Cuiabá (Ver Mapa)

Data: 24/08/2023 a 25/08/2023 (Ver Programação)

Dentre as atividades previstas no Fórum, destaca-se a discussão sobre a diversidade no ambiente escolar e coloca em pauta a naturalização dos preconceitos. Essa naturalização acontece pelo movimento de resistência ao diverso, ideologicamente motivado, baseado em senso comum, falta de estudo e inconsistências argumentativas. Em grande parte, isso se evidencia pela naturalização de estigmas sociais, tais como: preconceito, racismo, sexismo, etarismo, capacitismo, bullying, segregação, entre outras temáticas, que também se entrecruzam, dada a complexidade das situações.

O Fórum trás, ainda, as demandas da Assistência Estudantil e a necessidade de mobilização política e social dos estudantes na garantia dos seus direitos.

O avanço no Campus Cuiabá, de uma Educação verdadeiramente Inclusiva e uma Assistência Estudantil efetiva, depende da participação de todos!

Participem!

Sua participação é muito importante!

Confira a Programação aqui!

Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão - CAE

Comissão Local de Assistência Estudantil - CLAE

Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE

CW42+XJ Centro, Cuiabá - MT