SNCTPDL

EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE - VOCÊ PODE AJUDAR! - SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA intitulada "EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE - VOCÊ PODE AJUDAR! " tem por objetivo promover maior inclusão social por meio da difusão do papel da ciência e da tecnologia na educação básica com o enfoque na sustentabilidade utilizando materiais de baixo custo por meio de atividades lúdicas e práticas. Nos sete dias de programação, o evento proporcionará espaços de interação, conhecimento e diálogo por meio de palestras, oficinas, mesas redondas, apresentações culturais, além de mostra de vídeos. As inscrições são gratuitas!

Local: Campus IFMT/Unidade Primavera do Leste (Ver Mapa)

Data: 14/10/2023 a 20/10/2023 (Ver Programação)

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - "EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE - VOCÊ PODE AJUDAR! "

É um projeto aprovado na CHAMADA CNPq/MCTI Nº 01/2023 SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, que possui por objetivo promover maior inclusão social por meio da difusão do papel da ciência e da tecnologia na educação básica com o enfoque na sustentabilidade utilizando materiais de baixo custo por meio de atividades lúdicas e práticas.

A proposta  do evento é promover a relevância científica, tecnológica e de inovação como estratégia de divulgação, popularização e melhoria do ensino de ciências possui um potencial significativo e uma pertinência importante. Aqui estão alguns pontos-chave que destaca sua relevância:

Engajamento do público: Ao destacar a relevância da ciência, tecnologia e inovação para a sociedade, é possível despertar o interesse e o engajamento do público em geral. Mostrar como essas áreas estão presentes no cotidiano das pessoas e impactam suas vidas pode despertar a curiosidade e motivar a busca por conhecimento científico.

Conexão com a realidade: Ao enfatizar a relevância da ciência, tecnologia e inovação, os conceitos e princípios científicos podem ser contextualizados e conectados com situações reais, tornando o aprendizado mais significativo para os estudantes. Isso ajuda a mostrar a aplicação prática da ciência em diferentes áreas, como saúde, meio ambiente, tecnologia, energia, entre outras.

Estímulo à criatividade e à inovação: Ao destacar a importância da inovação, a proposta pode estimular a criatividade dos estudantes, encorajando-os a buscar soluções criativas para problemas e desafios. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes, como pensamento crítico, resolução de problemas e pensamento inovador.

Valorização dos cientistas e do método científico: Ao ressaltar a relevância da ciência, a proposta pode contribuir para a valorização dos cientistas e do método científico. Isso pode ajudar a combater a desinformação e a negação científica, fortalecendo a confiança na comunidade científica e na importância do conhecimento científico para a tomada de decisões informadas.

Promoção da educação científica: Ao destacar a relevância da ciência, tecnologia e inovação, a proposta pode contribuir para a promoção da educação científica em todos os níveis de ensino. Isso pode incluir a melhoria dos currículos escolares, o desenvolvimento de materiais educativos adequados e a capacitação de professores para abordar de forma mais efetiva os conceitos científicos e suas aplicações.

Estímulo à participação pública na ciência: Ao promover a relevância científica, tecnológica e de inovação, a proposta pode incentivar a participação pública na ciência. Isso pode envolver a divulgação de pesquisas científicas, a criação de espaços de diálogo entre cientistas e público, a promoção de eventos científicos e a valorização do pensamento crítico e do debate informado.

Coordenador: Anne Raphaela Ledesma Cerqueira
Vice-Coordenador: Evelize Aparecida dos Santos Ferracini