6º ENPAIFMT

6º Encontro de professores de Artes do IFMT

O 6º ENPAIFMT, que acontecerá no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá no dia 25 de outubro de 2023, tem como ponto de discussão as diretrizes indutoras para o Ensino Médio no IFMT e os desdobramentos da Política de Arte e Cultura da instituição e o Regulamento de Criação dos núcleos de arte e Cultura. O Evento possui como público-alvo docentes de artes do IFMT e demais servidores(as) da instituição que atuam no ensino, pesquisa e extensão em arte.

Local: Centro de Eventos Pantanal (Ver Mapa)

Data: 25/10/2023 a 25/10/2023 (Ver Programação)

O Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF) visa oportunizar um espaço compartilhamento de experiências e práticas pedagógicas de Ensino, Pesquisa e Extensão em Artes realizadas no âmbito do IFMT.

Na primeira edição ocorrida no ano de 2018, iniciamos reflexões acerca das realidades locais dos docentes de artes do IFMT e suas particularidades. O evento foi realizado na cidade Cuiabá-MT. No ano de 2019, realizamos nosso segundo encontro na cidade de Rondonópolis. Uma ação que comungava com a conquista da realização do primeiro evento específico da área de artes do IFMT, a Mostra de Arte (MArte). Neste evento avançamos discussões acerca do ensino de arte, currículo e futuros desdobramentos para as ações de ensino, pesquisa e extensão em Arte. Em 2020, nosso encontro foi online e discutiu nossas realidades e o que o coletivo desejaria para o âmbito da arte no IFMT. O resultado foi um documento entregue no final do ano para os gestores de ensino, pesquisa e extensão acerca das particularidades que esta área de conhecimento possui e seus potenciais no âmbito do IFMT. Em 2021 em decorrência ainda da situação sanitário presente no país o evento foi novamente realizado de forma online trazendo discussões no caminho do ensino de arte online. Em 2022, na cidade de Confresa-MT, apresentamos o documento da Política de Arte e cultura para os participantes com o desemvolvimento de oficinas para os professores do municípo.

No presente ano, retomamos as discussões dos documentos e práticas, com a apresentação do Regulamento da Criação dos Núcleos de Arte e Cultura.

SERVIDORÁREAFUNÇÃO

Paulo Sérgio Sousa CostaArtes/MúsicaPresidente

Isabela Silva CamposSecretária executivaVice-presidente

Simone de MirandaArtes/MúsicaMembro