I Colóquio Ambiental do BLV

I Colóquio Ambiental do IFMT Campus Cuiabá - Bela Vista

O I Colóquio Ambiental do IFMT Campus Cuiabá Bela Vista, com o tema "Urgências Climáticas e os Impactos no Mato Grosso", ocorrerá no dia 30 de novembro de 2023, no Auditório do IFMT/BLV. O evento visa promover a discussão e conscientização sobre as questões ambientais na região, destacando a importância de ações para enfrentar as mudanças climáticas.

A programação terá início às 13H com uma recepção, seguida pela apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do 5º semestre de Meio Ambiente. A abertura oficial do colóquio acontecerá às 13h30, com a apresentação dos objetivos, estrutura e acordos do evento, além de uma exposição sobre a Agenda 2030, o Pacto Global da ONU.

Local: Auditório do IFMT - Bela Vista (Ver Mapa)

Data: 30/11/2023 a 30/11/2023 (Ver Programação)

O evento começa com a exibição dos trabalhos dos alunos do 4° S. Meio Ambiente por meio de vídeos, seguido por dois debates cruciais.

No primeiro debate, aborda-se a "Degradação dos Biomas: os impactos em Cuiabá e região". Participam:
Prof. PhD. Jerry Penha da UFMT, discorrendo sobre a "Biodiversidade dos biomas e rios do Pantanal e seus impactos antrópicos".
Turismólogo Alex Vieira de Deus da Prefeitura de Cuiabá, abordando as "Ações da gestão pública para mitigação dos impactos ambientais nos ecossistemas cuiabanos".
Um ribeirinho/a compartilhará a experiência de viver na região do Pantanal.
Ma. Luciene de Melo Taques do Instituto Lixo Zero trará insights sobre "Ações exitosas para o desenvolvimento sustentável em Cuiabá e Região".

Em seguida, outro debate focará no tema "Saneamento Básico: para quê e para quem?". Os palestrantes são:
Prof. Dr. Rafael Pedrollo de Paes da UFMT, explanando sobre a "Importância do saneamento básico e sua relação com a degradação dos biomas e qualidade de vida na cidade".
O Arquiteto e Urbanista Lauro Boa Sorte Carneiro do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da prefeitura de Cuiabá, compartilhará informações sobre o "Plano Diretor Municipal: entre o planejado e o executado".
Andressa Brasil, Presidente da CooperUnião, falará sobre o trabalho da cooperativa de catadores do antigo lixão da cidade e a mitigação dos resíduos sólidos urbanos (RSU).
Moradores dos bairros Canjica e Bela Vista compartilharão relatos de experiência sobre os desafios enfrentados devido à falta de saneamento básico na região.
Ma. Luciene de Melo Taques, novamente do Instituto Lixo Zero, destacará "Ações exitosas sobre saneamento básico em Cuiabá e Região".

Ao final, às 17h30, haverá a última apresentação dos trabalhos dos estudantes e o evento será encerrado com um momento de confraternização e lanche coletivo.

Os professores organizadores do colóquio são Prof. Me. Fuad Jose Rachid Jaudy com experiência em Sociologia, Antropologia e Profª. Drª. Andréia Fernanda Silva Iocca, com experiência em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia e Ciência de Alimentos. Ambos docentes do IFMT Campus Bela Vista.

Apresentação Oral

Prezados aluno do 5º Semestre de Meio Ambiente.

Neste espaço você deve fazer a submissão das informações do seu trabalho para apresentação oral no dia do evento (30/11/2023).

Atenciosamente,

Inicio da submissão: 23/11/2023 00:00 hs