CCNA1 Docentes

Curso Cisco CCNA 1 - Introdução à Redes (Exclusivo para Docentes IFMT)

O Curso Oficial Cisco CCNA 1, exclusivo para docentes do IFMT, apresenta arquiteturas, modelos, protocolos e elementos de rede. O objetivo geral é aprimorar o conhecimento relacionados às redes de computadores dos docentes que atuam principalmente em curso das áreas de Computação e Engenharia Elétrica.

Local: Plataforma Cisco Netacad (on line) (Ver Mapa)

Data: 30/08/2021 a 15/12/2021 (Ver Programação)

Primeiro passo para aprimoramento do conhecimento sobre redes de computadores

Este primeiro curso oficial de uma série de três cursos do CCNA apresenta arquiteturas, modelos, protocolos e elementos de rede, que são funções necessárias para apoiar as operações e as prioridades das empresas da Fortune 500 para pequenos varejistas inovadores. O participante terá a chance de criar redes de área local (LANs) simples.  Desenvolvendo um conhecimento funcional de esquemas de endereçamento IP e segurança básica de rede, poderá realizar configurações básicas para roteadores e switches. Nenhum pré-requisito é necessário. Depois de concluir todos os três cursos do CCNA, você estará preparado para fazer a certificação CCNA.

Você vai aprender essas habilidades essenciais
  • Crie LANs simples, faça configurações básicas para roteadores e switches e implemente esquemas de endereçamento IPv4 e IPv6.

• Configure roteadores, switches e dispositivos finais para fornecer acesso a recursos de rede locais e remotos e permitir a conectividade completa entre dispositivos remotos.

• Desenvolva o pensamento crítico e as qualificações profissionais de resolução de problemas usando equipamentos reais e o Cisco Packet Tracer.

• Configure e solucione problemas de conectividade de uma pequena rede usando as melhores práticas de segurança.

Fonte: https://www.netacad.com/pt-br/courses/networking/ccna-introduction-networks

Projetado para modalidade à distância

O curso será ofertado na modalidade à distância, com uma atividade síncrona (videoconferência) semanal, e demais atividades assíncronas (o participante escolhe o melhor momento para estudar).

A videoconferência terá a duração de até 1h. As demais atividades semanais de estudo devem durar aproximadamente 3h.

Para participar do curso é requerido um computador com conexão à Internet.

Coordenação geral e instrutor: Prof. Dr. Ed Wilson Tavares Ferreira

Supervisão pedagógica: Profa. Dra. Nádia Cuiabano Kunze

Monitoria: Estudante Gabriel Marinho da Silva Vaillant

Apoio IFMT

Este projeto foi aprovado no âmbito do Edital IFMT 38/2021 - PESQUISA - Chamada Interna de Projetos para Enfrentamento ao COVID-19.

Videoconferência: Todas as quartas-feiras de 8h até 8h50min.

Período do curso: Início 01/09/2021 e término 30/11/2021

Carga horária: 70 horas

Custo: Grátis

Nível: Intermediário

Tipo de aprendizagem: Ministrados por um instrutor

Público Alvo: Docentes do IFMT

A capacitação é exclusiva para professores que atuam no IFMT e, após confirmar seu vínculo institucional, será feito a sua inscrição na plataforma Cisco NetAcad. Será utilizado o seu e-mail institucional para envio de informações complementares.

Aproveite o curso.

Equipe organizadora.

Curso Oficial Cisco CCNA 1.

Este curso é organizado em módulos, ofertado na modalidade à distância.

A programação completa será disponibilizada na plataforma Cisco NetAcad.

Coordenação geral e instrutor: Prof. Dr. Ed Wilson Tavares Ferreira

Supervisão pedagógica: Profa. Dra. Nádia Cuiabano Kunze