II Seminário Integrador Pedagogia UAB

II Seminário Integrador do Curso de Pedagogia da UAB/NEAD/IFMT - Campus Cuiabá

Local: Polos da UAB onde é ofertado o curso (Ver Mapa)

Data: 23/03/2024 a 23/03/2024 (Ver Programação)

O seminário Integrador II (2ºsemestre), convida o acadêmico a refletir sobre trajetórias pessoais, vivências profissionais e escolares e do fazer pedagógico sobre temáticas da realidade escolar, articulando as diferentes áreas do conhecimento e os saberes oriundos de suas experiências de vida. O seminário é uma atividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas desenvolvidas no primeiro ano da Licenciatura, articulando teorização do refletir sobre trajetórias pessoais, vivências profissionais e escolares e do fazer pedagógico sobre temáticas da realidade escolar. Articulação das diferentes áreas do conhecimento e diferenciados saberes oriundos de suas experiências de vida. Trabalho interdisciplinar do semestre: Memorial descritivo sobre as trajetórias pessoais (história de vida, autobiografia) e vivências profissionais e a relação do fazer pedagógico e as temáticas da realidade escolar. Os trabalhos deverão culminar em uma ação de extensão por meio de seminário ou workshop divulgado e aberto à comunidade escolar e externa do IFMT. Assim, o Seminário II articula e integra tanto as Práticas como Componentes Curriculares – PCC, quanto a curricularização da extensão do Curso de Licenciatura em Pedagogia que são os momentos presenciais durante a formação em ead e no caso do Segundo Semestre da Pedagogia é o momento de integração de todas as disciplinas e também de execução da PCC e da Curricularização da Extensão por meio das disciplinas de: Mídias e Ferramentas Tecnológicas na Educação à Distância; Libras - Língua Brasileira de Sinais e; Seminário Integrador II. A Prática como Componente Curricular – PCC, figura tanto como propósito formativo, quanto como princípio metodológico, reforçando, ao longo das vivências curriculares, a articulação entre os fundamentos teórico-conceituais e as vivências profissionais, com ênfase no domínio dos princípios didático pedagógicos indispensáveis ao ofício docente.

O seminário Integrador II (2ºsemestre) do Curso de Pedagogia da UAB/NEAD/Campus Cuiabá-MT convida o acadêmico e a comunidade externa a refletir sobre trajetórias pessoais, vivências profissionais e escolares e do fazer pedagógico sobre temáticas da realidade escolar, articulando as diferentes áreas do conhecimento e os saberes oriundos de suas experiências de vida. O seminário é uma atividades de integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas desenvolvidas no primeiro ano da Licenciatura, articulando teorização do refletir sobre trajetórias pessoais, vivências profissionais e escolares e do fazer pedagógico sobre temáticas da realidade escolar.

PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA DO II SEMINÁRIO INTEGRADOR (35 horas)

26/02/24 a 16/03/2024

(27 horas de preparação das atividades PCC, extensão, seminário)

23/03/2024

(08 horas evento)

Manhã: 08:00h as 12:00h

I Palestra sobre:

- Pesquisa Narrativa na construção do memorial do ser professor/a

Tarde: 13:00h as 17:00h

Atividade de Socialização no Polo:

- Apresentação dos memoriais desenvolvidos durante o semestre sobre a temática do ser professor/a.

Ronaldo E. F. Senra

Sandro Aparecido Lima dos Santos