Formação Continuada 2024 - Campus Rondonópolis

Formação Continuada 2024: Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada de Nível Médio - Campus Rondonópolis

Fomentar o debate e o diálogo, por meio da formação continuada, para que docentes e técnicos administrativos ligados ao departamento de ensino, possam compreender e aplicar  o Texto-Base Indutor das Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e a  Nota Técnica N. 001/2022/RTR/PROEN nas reformulações dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos do IFMT/ Campus Rondonópolis.

Local: Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis (Ver Mapa)

Data: 29/02/2024 a 20/09/2024 (Ver Programação)

A formação pedagógica continuada é uma necessidade premente na modernidade, onde educadores precisam constantemente adaptar-se e aprimorar suas práticas. Esta concepção reconhece que a formação inicial na Universidade é apenas o começo, e que a busca por atualização e aperfeiçoamento é constante. A formação continuada não apenas abrange aspectos técnicos, mas também promove a reflexão sobre a prática pedagógica, incentivando a aprendizagem através da experiência e do diálogo. Nesse sentido, é um processo coletivo que valoriza a autonomia docente e os princípios democráticos, visando não apenas preencher lacunas, mas promover uma constante evolução dos profissionais da educação.

No contexto específico do IFMT Campus Rondonópolis, a necessidade de reformulação dos cursos técnicos de nível médio demandou uma formação continuada focada nas diretrizes institucionais e legislações educacionais pertinentes. A compreensão desses documentos é crucial para o desenvolvimento de programas educacionais alinhados com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. A formação proporcionada visa não apenas a adequação dos projetos pedagógicos, mas também estimula a inovação e a interdisciplinaridade, preparando os educadores para desenvolverem abordagens pedagógicas eficazes e currículos que formem alunos aptos para enfrentar os desafios contemporâneos.

Assim, a formação pedagógica continuada no IFMT Campus Rondonópolis não é apenas uma resposta às exigências externas, mas uma busca interna por excelência profissional e pelo aprimoramento constante da prática educativa. Ao promover o diálogo, a reflexão e a colaboração entre os educadores, essa formação contribui não apenas para a qualidade do ensino, mas também para a formação integral dos estudantes, preparando-os para os desafios do século XXI.

É com grande satisfação que lhe damos as boas-vindas à Formação Continuada 2024 do IFMT Campus Rondonópolis!

Durante este evento, estaremos juntos em uma jornada de aprendizado e colaboração, buscando fortalecer nossas práticas pedagógicas e alinhar nossos conhecimentos às demandas da educação atual.

Estamos confiantes de que esta formação será enriquecedora e impactante em sua jornada profissional. Agradecemos por seu comprometimento e dedicação em participar deste evento transformador.

Seja bem-vindo à Formação Continuada 2024!

Atenciosamente,

Equipe Pedagógica

1 Atividade: Leitura e discussão das Diretrizes EMI e Nota Técnica 1/2022 (Títulos 1 a 11)

Responsável: Alex Caetano Pimenta