Treinamento preparatório para Olimpíadas Brasileiras de Informática (OBI 2023)
Local: IFMT - Campus Barra do Garças (Ver Mapa)
Data: 26/04/2023 a 30/09/2023 (Ver Programação)
Vagas: 30
As dificuldades encontradas no ensino de disciplinas técnicas são identificadas nos estágios iniciais dos cursos de TI, principalmente nas disciplinas de algoritmos, raciocínio lógico e programação. O ensino das disciplinas técnicas estão muitas vezes inter-relacionadas, abordando, por exemplo, a especificação, projeto, validação, modelagem e estruturação de programas e dados, utilizando as linguagens de programação como ferramentas [dos Santos 2006].
Ao ingressar em um curso na área de TI, o aluno deve ter sua base bem sedimentada, que envolve matemática e raciocínio lógico, para que fique apto a prosseguir de maneira positiva durante os seus estudos [Wirth 1999]. Além das dificuldades acima, algumas outras são enfrentadas pelos alunos nos cursos de TI [Rodrigues 2002]:
Falta de motivação dos alunos por acreditar que a disciplina é difícil
O processo tradicional de avaliação nem sempre é o mais indicado para disciplinas técnicas
A relação entre professor/aluno pode ser prejudicada por falta de um ambiente de aprendizagem descontraído e colaborativo
Falta de didática e metodologias específicas
E ainda, algumas dificuldades são encontradas por parte dos professores de disciplinas técnicas [Nobre 2002]:
Reconhecer as habilidades inatas de seus alunos
Apresentar técnicas para soluções de problemas
Trabalhar a capacidade de abstração do aluno
Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos
Um outro problema encontrado no ensino de disciplinas técnicas é os professores acompanharem efetivamente as atividades laboratoriais, dado o grande número de estudantes que, geralmente, estão sob sua supervisão [Tobar 2001].
Campus Barra do Garças
IFMT - Campus Barra do Garças
(66) 3402-0100