Atelier Livre – Campus Cuiabá

Atelier Livre – Campus Cuiabá: Laboratório de Artes Visuais e práticas integradoras de Ensino

O Atelier Livre – Campus Cuiabá, constitui um projeto de ensino para alunos e comunidade do IFMT-CBA com objetivo de proporcionar um espaço para desenvolvimento criativo, artístico e colaborativo em artes visuais. Os participantes do projeto terão orientação coletiva e individualmente. A expectativa é que cada pessoa possa desenvolver sua própria linguagem artística a partir dos interesses e habilidades próprias. No processo de aprendizagem serão compartilhadas orientações técnicas, como os fundamentos da linguagem visual e estilística. Também serão propostos exercícios, debates e pesquisas com referência à história da arte e outras áreas do conhecimento para ampliar o repertório dos membros participantes.

Local: IFMT – Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva, Sala B 025. (Ver Mapa)

Data: 22/03/2024 a 13/12/2024 (Ver Programação)

O projeto de ensino Atelier Livre Campus Cuiabá se propõe a ser um espaço para o desenvolvimento criativo e colaborativo em artes visuais no IFMT - Campus Cuiabá. A ação visa criar um espaço democrático e acessível para o ensino, produção, debate e socialização da arte junto à sua comunidade escolar, por meio de oficinas, vivências, pesquisas e rodas de conversa com referência à história da arte e outras áreas do conhecimento.
Os participantes do projeto terão orientação coletiva e individualmente pelo professor Dr. Kleber Roberto Lopes Corbalan, artista autodidata e historiador de formação, como também de outros convidados. A expectativa é que cada pessoa possa desenvolver sua própria linguagem artística a partir dos interesses e habilidades próprias.
Para ampliar o repertório dos membros participantes, quando possível, profissionais atuantes na área cultural da região serão convidados a participarem dos debates sobre diferentes temas, como história e contexto da arte na sociedade.
Inspirada no conceito de ateliê aberto, a proposição busca atender, primeiramente, estudantes, mas também servidores do IFMT (professores, servidores técnicos e terceirizados) artistas ou não, mas que tenham interesse por técnicas e processos artísticos.
A programação prevê encontros, entre os meses de março e junho, agosto e dezembro, a serem realizados no laboratório de artes visuais (sala B 025). Além das oficinas/encontros, propõe-se ao final do ano letivo realização de exposição dos trabalhos artísticos nos espaços físicos do campus e mídias sociais.
No ateliê, serão experimentadas atividades e técnicas (Desenho, Pintura, Colagem, Monotipia, Isogravura, Zine, Carimbo, etc.) que não requerem experiência prévia, e cuja realização visa aproximar os interessados dos processos artísticos, bem como fomentar a formação e circulação de possíveis novos artistas.

Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva

Kleber Roberto Lopes Corbalan