Seminário ENEM

Seminário ENEM: História e Políticas Públicas

O Seminário ENEM: História e Políticas Públicas acontecerá no miniauditório do DGH IFMT Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva. Será realizado pelos discentes do Estágio Supervisionado II do curso de licenciatura em Filosofia da UFMT Campus Cuiabá, sob supervisão dos professores Dr. Alécio Donizete da Silva e Dr. Juliano Batista dos Santos. O evento consistirá em palestras e debates e ocorrerá nos dias 26 e 27 de março de 2024, das 13h30 às 18 horas.

Local: Mini Auditório do DGH (Ver Mapa)

Data: 26/03/2024 a 27/03/2024 (Ver Programação)

O seminário será um espaço de contextualização e promoção dos saberes que concernem às tantas e distintas instâncias pelas quais o Exame Nacional do Ensino Médio tem passado durante o desenrolar desta política de educação e do debate público-pedagógico-midiático em torno do assunto. Com a presença de jovens em fase de conclusão da etapa escolar, os condutores do evento trabalharão com o didatismo que considerarem adequado, em cima de perspectivas tanto críticas, quanto meramente informacionais acerca do atual e principal método de seleção de candidatos ao ingresso nas universidades de todo o país.
No evento também será realizado um aparato geral de estatística que vise a compreensão teórico-prática no ato de realização da prova do ENEM, buscando ferramentas que sejam eficazes em instruir os alunos participantes. Aspectos como (I) o levantamento que apresente de maneira didática a presença da Filosofia no exame; (II) o tempo de escrita na redação; (III) tempo de resolução das questões e (IV) tempo de preenchimento do gabarito serão colocados de maneira prática, tendo em vista a inexperiência e a falta de familiaridade do aluno candidato a uma vaga em universidades públicas. Por fim, será explanado um guia que expresse de maneira clara aspectos relevantes sobre o ENEM e outros vestibulares, a saber: TRI, médias ponderadas, pesos, bônus, cotas, ações afirmativas, Sisu, Prouni.

Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva

Prof. Juliano Batista