III SELP

Submissões


Comunicação Oral

Os GTs para inscrição de trabalhos e seus respectivos resumos são:      

GT 1 – Estudos literários: leitura e escrita criativa 

Coordenação: Profa. Dra. Marli Terezinha Walker, Prof. Dr. Edilson Floriano Souza Serra, Prof. Ms. Cristian de Oliveira Lopes, Mestranda Danielle de Pádua e Mestranda Jusimeire Auxiliadora Pinto Viana. 

RESUMO: Este Grupo de Trabalho tem como objetivo divulgar produções na área da literatura em seus diversos aspectos: a Crítica Literária, com percepções que apontem nuances e camadas dos textos literários, trazendo um olhar aguçado sobre obras e temas; o Ensino, com interesse em dar espaço às pesquisas em que o fazer da sala de aula esteja em destaque; a Escrita, com o propósito de abrir espaço às criações literárias de discentes, envolvendo o processo criativo, as plataformas de divulgação, os temas de interesse, etc.

 

GT 2 – Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais 

Coordenação: Prof. Dr. Rodney Mendes de Arruma, Profa. Ms. Ana Lúcia Pinheiro Bejarano, Mestranda Camila Karen de Menezes e Silva e Mestranda Marcia de Souza Damasceno.

RESUMO: Este Grupo de Trabalho abriga propostas que apresentem discussões e estudos acerca do ensino de línguas (Espanhol, Inglês, Libras, Português para Estrangeiros, LP como L2 para surdos), considerando sua importância nos discursos e documentos oficiais, assim como nas demandas sociais emergentes. Pretendemos estabelecer um espaço de reflexão e intercâmbio de estudos e experiências acerca de: dificuldades e adaptações metodológicas para ensino remoto; práticas interdisciplinares e/ou decoloniais; letramentos docentes e discentes desenvolvidos e/ou em desenvolvimento; materiais (in)disponíveis e a demanda de sua elaboração; políticas linguísticas; espaço da cultura e da literatura em ensino de línguas; formação inicial e continuada.

 

GT 3 – Ensino de Língua Portuguesa e Literatura: perspectivas em tempos de crise

Coordenação: Profa. Dra. Cláudia Lúcia Landgraf Valerio, Prof. Dr. Epaminondas Matos Magalhães, Mestranda Fabiane Alves da Silva e Mestrando Marcos Vinicius Ferreira Corrêa 

RESUMO: A proposta deste Grupo de Trabalho consiste em oportunizar um debate acerca dos estudos sobre práticas ou metodologias de ensino de língua portuguesa e literatura capazes de promover a reflexão sobre habilidades e competências indispensáveis ao alcance das práticas de leitura, escrita, letramento, formação de professores e formação de leitores em tempos de crise educacional, política, social e econômica. Interessa refletir questões como: formação de professores para desenvolvimento de práticas leitoras e de ensino de língua portuguesa; práticas de leitura na formação de jovens leitores ativos e críticos; práticas de ensino de língua portuguesa; iniciativas governamentais ou não para formação de professores-leitores e professores mediadores de leitura bem como para formação de professores habilitados à exploração das potencialidades da língua como instrumento de interação social; uso de tecnologias e mídias em geral no processo de ensino de língua portuguesa e literatura na Educação Básica e no Ensino Superior.

Inicio da submissão: 09/08/2021 00:00 hs

Prazo final de submissão: 27/10/2021 23:00 hs

Status: Fechado para Submissões

Limite de submissão por participante: livre

Prazo encerrado