III SELP

III Simpósio de Ensino de Língua Portuguesa/Literatura

O III SELP - Simpósio de Ensino de Língua Portuguesa/Literatura – compreende um evento acadêmico-científico com o objetivo de se promover discussão, reflexões teóricas, socialização de produções acadêmico-científicas, de experiências científicas e de práticas pedagógicas na área do Ensino de Linguagens/Línguas/Literatura, especialmente relacionadas à educação profissional. Constitui uma das atividades do GEELLI (Grupo de Estudos em Ensino de Línguas e Literatura) e, neste ano de 2021, está em sua 3ª versão com o tema “Ensino e pandemia: linguagens, desafios e possibilidades”. O III SELP pretende reunir pesquisadores nacionais e regionais em atividades como conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho (GT) para apresentação de resultados de pesquisas acadêmicas e relatos de experiências.

PROGRAMAÇÃO E LINK DE ACESSO AOS GTs: CLIQUE AQUI

Local: https://www.youtube.com/ifmtcuiaba (Ver Mapa)

Data: 09/09/2021 a 10/09/2021 (Ver Programação)

Vagas: ilimitadas

O SELP - Simpósio de Ensino de Língua Portuguesa/Literatura surgiu de uma inquietação acadêmico-científica do GEELLI (Grupo de Estudos em Ensino de Línguas e Literatura) em promover diálogos entre os professores da área dos diferentes Campi do IFMT. Em sua 1ª edição realizada em junho de 2017 e 2ª edição realizada em 2019 tivemos como público não apenas o alvo inicial, mas também professores da rede estadual e estudantes da pós-graduação. Tivemos ainda a oportunidade de dialogar com palestrantes nacionais e internacionais, realizando conferências e minicursos, bem como sessões de apresentação de trabalhos. 

Nesta 3ª edição que ocorrerá nos dias 09 e 10 de setembro de 2021, o III SELP propõe reunir pesquisadores da área de Língua, Linguagens, Literatura e Cultura em um diálogo teórico-pedagógico em tempos de pandemia do Covid-19, a qual provocou a suspensão das atividades escolares presenciais desde março de 2020 em nosso país e instalou o ensino remoto em quase todas as unidades escolares, especialmente na instituição anfitriã do evento – o IFMT. Por esse motivo tematizamos o evento como “Ensino e pandemia: linguagens, desafios e possibilidades”, com vistas a promover um espaço em que se possam compartilhar trabalhos que abordem teorias, pesquisas e práticas didático-pedagógicas que revelem os desafios vividos neste tempo ímpar da história e, em especial da educação no Brasil. Para além dos desafios, o evento também pretende discutir as possibilidades que podem emergir a partir dos conflitos e conquistas que se revelaram nos espaços virtuais de ensino-aprendizagem e nas interações professor-estudantes-família-sociedade. 

O evento foi planejado também em parceria com os dois Programas de Mestrado oferecidos pelo IFMT – Campus Cuiabá – PPGEN (Programa de Pós-Graduação em Ensino) e ProfEPT (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica), a fim de que seus mestrandos e professores possam colaborar, a partir de suas pesquisas e produtos educacionais, com as discussões que serão promovidas pelas atividades do III SELP. Assim, sob um olhar inter/trans/multidisciplinar, os trabalhos de ambos os mestrados e de demais pesquisadores participantes do evento colaborarão com as discussões em torno do tema proposto, a fim de (re)significar práticas pedagógicas em prol de uma formação humana e integral dos estudantes dos diferentes níveis de ensino.      

O III SELP será realizado pelo sistema remoto, no canal do youtube.com/IFMTcuiaba e pelo Google Meet nos dias 09 e 10 de setembro de 2021. Entre as atividades do evento teremos uma Conferência de Abertura, mesas-redondas, apresentações culturais e grupos de trabalho (GT) em que estudantes dos diferentes níveis (ensino médio, graduação e pós-graduação) e professores da rede municipal, estadual e federal poderão inscrever seus trabalhos – comunicações orais – resultantes de pesquisas ou relatos de experiências sobre ações pedagógicas no espaço escolar. 

O evento propõe uma carga horária de 20 horas e terá certificado de participação e de apresentação de trabalhos, a ser emitido neste site https://eventos.ifmt.edu.br/  após sua finalização. 

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

 

Para inscrever um trabalho, o autor deve enviar o resumo para geelli@cba.ifmt.edu.br, até o dia 28 de agosto de 2021. O resumo deve referir-se a um relato de experiência de um trabalho, de uma pesquisa ou de uma atividade docente realizada na prática que contribua para o conhecimento na área. As normas de submissão estão disponíveis AQUI.

O arquivo deverá ser claramente identificado através do título, a fim de se evitar duplicidade e consequente sobreposição dos trabalhos (exemplo: se o título do trabalho for “Relato de experiência sobre o uso das tecnologias educacionais em sala de aula”, o nome do arquivo enviado deverá conter a mesma informação, como também o campo assunto do e-mail encaminhando o mesmo). Além disso, é obrigatório que se informe no corpo do e-mail qual o GT o autor deseja inscrever o trabalho.

Os GTs para inscrição de trabalhos e seus respectivos resumos são:      

GT 1 – Estudos literários: leitura e escrita criativa. Coordenação: Profa. Dra. Marli Terezinha Walker, Prof. Dr. Edilson Floriano Souza Serra, Prof. Ms. Cristian de Oliveira Lopes, Mestranda Danielle de Pádua e Mestranda Jusimeire Auxiliadora Pinto Viana. 

RESUMO: Este Grupo de Trabalho tem como objetivo divulgar produções na área da literatura em seus diversos aspectos: a Crítica Literária, com percepções que apontem nuances e camadas dos textos literários, trazendo um olhar aguçado sobre obras e temas; o Ensino, com interesse em dar espaço às pesquisas em que o fazer da sala de aula esteja em destaque; a Escrita, com o propósito de abrir espaço às criações literárias de discentes, envolvendo o processo criativo, as plataformas de divulgação, os temas de interesse, etc.

 

GT 2 – Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais. Coordenação: Prof. Dr. Rodney Mendes de Arruma, Profa. Ms. Ana Lúcia Pinheiro Bejarano, Mestranda Camila Karen de Menezes e Silva e Mestranda Marcia de Souza Damasceno.

RESUMO: Este Grupo de Trabalho abriga propostas que apresentem discussões e estudos acerca do ensino de línguas (Espanhol, Inglês, Libras, Português para Estrangeiros, LP como L2 para surdos), considerando sua importância nos discursos e documentos oficiais, assim como nas demandas sociais emergentes. Pretendemos estabelecer um espaço de reflexão e intercâmbio de estudos e experiências acerca de: dificuldades e adaptações metodológicas para ensino remoto; práticas interdisciplinares e/ou decoloniais; letramentos docentes e discentes desenvolvidos e/ou em desenvolvimento; materiais (in)disponíveis e a demanda de sua elaboração; políticas linguísticas; espaço da cultura e da literatura em ensino de línguas; formação inicial e continuada.

 

GT 3 – Ensino de Língua Portuguesa e Literatura: perspectivas em tempos de crise. Coordenação: Profa. Dra. Cláudia Lúcia Landgraf Valerio, Prof. Dr. Epaminondas Matos Magalhães, Mestranda Fabiane Alves da Silva e Mestrando Marcos Vinicius Ferreira Corrêa 

RESUMO: A proposta deste Grupo de Trabalho consiste em oportunizar um debate acerca dos estudos sobre práticas ou metodologias de ensino de língua portuguesa e literatura capazes de promover a reflexão sobre habilidades e competências indispensáveis ao alcance das práticas de leitura, escrita, letramento, formação de professores e formação de leitores em tempos de crise educacional, política, social e econômica. Interessa refletir questões como: formação de professores para desenvolvimento de práticas leitoras e de ensino de língua portuguesa; práticas de leitura na formação de jovens leitores ativos e críticos; práticas de ensino de língua portuguesa; iniciativas governamentais ou não para formação de professores-leitores e professores mediadores de leitura bem como para formação de professores habilitados à exploração das potencialidades da língua como instrumento de interação social; uso de tecnologias e mídias em geral no processo de ensino de língua portuguesa e literatura na Educação Básica e no Ensino Superior.

 

INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NOS GTs


As comunicações orais serão apresentadas nos GTs previamente organizados em salas virtuais do MEET. 
Os trabalhos, independentemente do número de autores, deverão ser apresentados em doc ou ppt respeitando o tempo máximo de apresentação: 15 minutos.
O link de acesso ao ambiente virtual para apresentação dos trabalhos será publicado na página do evento.

 

PROGRAMAÇÃO E LINK DE ACESSO AOS GTs: CLIQUE AQUI

Sobre as inscrições

Comunicação Oral

Os GTs para inscrição de trabalhos são:      

GT 1 – Estudos literários: leitura e escrita criativa. Coordenação: Profa. Dra. Marli Terezinha Walker, Prof. Dr. Edilson Floriano Souza Serra, Prof. Ms. Cristian de Oliveira Lopes, Mestranda Danielle de Pádua e Mestranda Jusimeire Auxiliadora Pinto Viana.

GT 2 – Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais. Coordenação: Prof. Dr. Rodney Mendes de Arruma, Profa. Ms. Ana Lúcia Pinheiro Bejarano, Mestranda Camila Karen de Menezes e Silva e Mestranda Marcia de Souza Damasceno.

GT 3 – Ensino de Língua Portuguesa e Literatura: perspectivas em tempos de crise. Coordenação: Profa. Dra. Cláudia Lúcia Landgraf Valerio, Prof. Dr. Epaminondas Matos Magalhães, Mestranda Fabiane Alves da Silva e Mestrando Marcos Vinicius Ferreira Corrêa 

Inicio da submissão: 09/08/2021 00:00 hs

Prazo final de submissão: 27/10/2021 23:00 hs

Status: Fechado para Submissões

Comissão Organizadora

Sueli Correia Lemes Valezi (IFMT/GEELLI/ProfEPT)

Marli Terezinha Walker (IFMT/GEELLI)

Camilla Karen de Menezes e Silva (PPGEN)

Claudia Lúcia Landgraf Valerio - IFMT/GEELLI/PPGEN)

Cristian de Oliveira Lopes – (IFMT/GEELLI)

Cristiane da Silva Ferreira – (IFMT/GEELLI)

Danielle de Pádua (ProfEPT) - 

Edilson Floriano Souza Serra (IFMT/GEELLI)

Edione Teixeira Carvalho (IFMT/PPGEN) 

Epaminondas Matos Magalhães (IFMT/PPGEN)

Fabiane Alves da Silva (PPGEN)

Ivoneide Soares dos Santos de Jesus (IFMT/GEELLI)

José Vinícius da Costa Filho (IFMT/ProfEPT)

Jusimeire Auxiliadora Pinto Viana (ProfEPT) 

Lúcia Pinheiro Bejarano  (IFMT/GEELLI/)

Luiz Renato de Souza Pinto (IFMT/GEELLI/ProfEPT)

Márcia de Souza Damasceno (PPGEN)

Marcos Vinicius Ferreira Corrêa (PPGEN)

Nadir de Fátima Borges Bittencourt (IFMT/GEELLI)

Rodney Mendes de Arruda (IFMT/GEELLI)

Vinícius Paes de Barros (IFMT)


Realização

79

Como chegar

Contato

Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva

Sueli Correia Lemes Valezi (IFMT/GEELLI/ProfEPT)

geelli@cba.ifmt.edu.br