Publicado em 14 de novembro de 2024 às 15:53:09
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS
As etapas de submissão, avaliação e apresentação dos trabalhos seguirão o cronograma abaixo:
● Autores e coautores deverão estar inscritos no evento.
● Cada trabalho deverá apresentar no máximo seis autores (1 autor principal e 5 coautores).
● Após a submissão não serão aceitos pedidos de alteração ou correção dos nomes dos autores do trabalho.
● O(A) participante pode constar como autor(a) principal em apenas dois trabalhos inscritos.
ATENÇÃO: O trabalho deve ser enviado em formato editável (doc, docx...) e pdf pelo autor principal para o e-mal pesquisa.dmt@ifmt.edu.br. No campo assunto deve constar “Submissão VII JENPEX DMT”
Os resumos aprovados serão apresentados em formato de pôster. No momento da submissão, os autores deverão optar por uma das Áreas Temáticas, descritas abaixo:
● Ensino: Trabalhos que discutam experiências exitosas desenvolvidas no campo do ensino e das aprendizagens em contexto de sala de aula ou em contextos externos.
● Pesquisa: Trabalhos oriundos de pesquisa científica concluída ou em andamento (com resultados preliminares).
● Extensão: Trabalhos que apresentem experiências extensionistas, concluídas ou em andamento, ligadas a atividades e projetos acadêmicos que promovam intervenção social junto ao público externo.
Observação: Não serão aceitos trabalhos que descrevam revisões de literatura ou projetos.
● Os trabalhos submetidos serão avaliados por uma Comissão Científica que dará parecer de: APROVADO; APROVADO COM RESSALVAS ou REPROVADO.
● Os membros da Comissão Científica farão a avaliação dos trabalhos considerando: (1) Aderência do trabalho à área temática escolhida; (2) Respeito às regras de submissão e à norma culta da língua portuguesa; (3) Clareza e correspondência do título ao tema do estudo; (4) Se na introdução o tema é contextualizado adequadamente, incluindo justificativa e relevância do trabalho; (5) Se os objetivos são claros e coerentes; (6) Se a metodologia está descrita com clareza; (7) Se os resultados são apresentados de forma coesa e objetiva; (8) Se a conclusão está de acordo com os objetivos e resultados do trabalho.
● Os trabalhos aprovados com ressalvas deverão ser corrigidos pelos autores e encaminhados para reavaliação do comitê científico, que emitirá um segundo parecer de: APROVADO ou REPROVADO.
● Os comunicados sobre os resultados parciais serão feitos através do e-mail do autor principal. O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no site do evento e para o email do autor principal.
● As apresentações serão realizadas de modo presencial no dia 30/11/2024 no IFMT – campus Diamantino. Sala(s) e horários serão divulgados posteriormente. As instruções para realização das apresentações serão encaminhadas aos autores, como informado no cronograma. ● Os pareceres da Comissão Científica são soberanos, não sendo, portanto, suscetíveis a recursos e/ou impugnações.
● Os autores se responsabilizam legalmente pela originalidade, autenticidade, bem como se comprometem a atender qualquer possível reclamação ou demanda apresentada, em juízo ou não, questionando os direitos autorais do material textual e iconográfico apresentado, isentando os organizadores ou o IFMT da responsabilidade quanto a esse tipo de demanda; ● Os autores deverão estar cientes de que, mesmo após aprovação do trabalho, mas havendo comprovação de fraude ou plágio, o documento será excluído. ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER O pôster deve ser elaborado e impresso em tamanho 90cm x 120cm (largura x altura), contemplando: título, autores, filiação, introdução, material e métodos (ou procedimentos metodológicos), resultados e discussões, conclusões e referências. O pôster deve conter, obrigatoriamente, a logomarca do evento e do IFMT-Diamantino. O modelo editável do pôster está disponível neste link Os tópicos do template em verde, assim como as logomarcas do evento e da instituição podem ser deslocados para se adequar ao texto. Por exemplo, subir Material e Métodos para aumentar o conteúdo reduzindo consequentemente o da Introdução.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Exemplo de estrutura de trabalho XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX