JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JENPEX) IFMT Campus Várzea Grande

Apresentação

 

Objetivo

A JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JENPEX) IFMT Campus Várzea Grande tem como objetivo realizar a divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão do Campus Várzea Grande, promovendo um momento de diálogo entre a comunidade acadêmica. Neste site são apresentados os anais do evento, que passaram a ser publicados a partir da JENPEX 2019.

Histórico do evento

A JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JENPEX) IFMT Campus Várzea Grande, inicialmente chamada de Jornada Científica de Pesquisa e Extensão, nasceu do desejo de oportunizar a prática da interdisciplinaridade aos estudantes de nível médio, através do Projeto de Ensino Expedições Seculares.

Em sua primeira edição, realizada em 2016 a JENPEX teve como temática central a questão indígena no século XXI, trazendo para as atividades de ensino, pesquisa e extensão a vivência dos estudantes em aldeias da etnia Paresi.

A segunda edição da JENPEX realizada em 2017 trouxe a questão quilombola para o debate interdisciplinar, trabalhando as questões raciais afro-brasileiras, indígenas e culturais, apresentadas em formatos de projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos pela comunidade interna e externa do IFMT Campus Várzea Grande.

Em 2018 foi realizada a terceira edição da JENPEX, que trouxe a riqueza da cultura da Etnia Rikbaktsa para o evento, contando nesta edição com a presença do povo indígena em nosso campus, a programação dividiu espaço com as ações de pesquisa realizadas no ensino superior e pós-graduação do IFMT Várzea Grande, além das apresentações orais de trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Campus.

A partir de 2019, a quarta edição da JENPEX agregou em sua programação atividades voltadas para o ensino superior, onde a preocupação com a produção científica do IFMT Campus Várzea Grande ganhou espaço e dedicação da organização. Com a temática “os desafios da produção científica no IFMT Várzea Grande”, a JENPEX demonstrou a maturidade da comunidade acadêmica, proporcionando o fortalecimento do evento através de um comitê científico avaliador dos trabalhos submetidos. A partir desta quarta edição, a temática central da JENPEX deixou de ser o Projeto Expedições Seculares e voltou-se para a necessidade de verticalização do ensino no campus e do fortalecimento da Pesquisa e Extensão, onde as temáticas passaram a ser: Práticas Extensionistas, Produção Científica em sala de aula, Ensino e Desenvolvimento Urbano.

Em 2020, a quinta edição da JENPEX foi realizada pela primeira vez em formato totalmente virtual, desafiando ainda mais a organização do evento e os participantes. Mantendo as temáticas assumidas na edição passada, essa edição contou com uma programação simplificada voltada para as pesquisas desenvolvidas no campus, com apresentações de trabalhos, palestras e mesa-redonda.

Em suas cinco edições, a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT Campus Várzea Grande demonstrou o amadurecimento do campus em relação ao tripé institucional: ensino, pesquisa e extensão, envolvendo mais de 2 mil pessoas diretamente. Dessa forma, os eixos propostos para a verticalização do ensino no campus consolidaram-se como as temáticas principais da produção cientifica desenvolvida no IFMT Campus Várzea Grande.

Assim, a partir da constituição de um comitê científico e das normatizações dos trabalhos, apresentados nas IV e V edições da JENPEX, nos anos de 2019 e 2020, o IFMT Várzea Grande organizou os trabalhos apresentados em formato de Anais, constituindo em mais um passo no fortalecimento da produção científica do campus.

Ma. Fernanda Marques Caldeira
Coordenadora de Pesquisa do IFMT.VGD dez/2016 a dez/2020
Coordenadora de Extensão do IFMT.VGD - dez/2016 a set/2019

 

A JENPEX 2021 do IFMT- Campus Várzea Grande trouxe o tema  “A ciência e tecnologia em pauta: perspectivas e abordagens”. O evento foi organizado de maneira que toda comunidade acadêmica participe, buscando a valorização do desenvolvimento da ciência. A JENPEX mais um ano cumpre o seu papel de fortalecer e incentivar a prática do ensino, da pesquisa e da extensão, uma vez que cultivar a ciência e a tecnologia é um dos propósitos dos Institutos Federais. As atividades remotas tiveram maior destaque neste ano de 2021, o que indica mais qualidade e maior participação da comunidade. A JENPEX foi apresentada por meio de 5 (cinco) sessões orais, totalizando vinte e dois trabalhos transmitidos remotamente, além de 5 (cinco) oficinas e 8 (oito) minicursos e  2 (duas) palestras. O que chama a atenção para esta JENPEX, são os anais dos trabalhos já publicados antes da finalização do evento, inclusive na formato de livreto, graças ao intenso trabalho da professora doutoranda Janaina Matoso Santos, presidente do comitê científico. Em resumo, a JENPEX do campus de Várzea Grande é motivo de orgulho para toda comunidade acadêmica.

 

Douglas Gonçalves de Lima

Coordenador de Pesquisa IFMT.VGD

 

      A realização da VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JENPEX no Campus Várzea Grande no ano de 2022 vem propiciar aos alunos a aquisição de conhecimentos e vivências relacionadas às diferentes abordagens, técnicas e métodos de investigação, fazendo com que esses estudantes valorizem a investigação científica como prática permanente da Instituição.
Justifica-se esse evento pela necessidade de divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no Campus Várzea Grande, oportunizando a integração entre discentes do Campus Várzea Grande com diversos profissionais e discentes de outras instituições participantes, promovendo um ambiente de troca de saberes, de contato com o conhecimento sistematizado e, contribuindo para a formação pessoal, social, cultural e científica de todos os envolvidos.
      Ao realizar neste ano a sétima edição do evento, e ao fazer um levantamento das temáticas abordadas durante as edições passadas, pode-se perceber que as temáticas foram as mais variadas possíveis, perpassando as pautas identitárias como a questão indígena e quilombola, assim também com o foco principal na dimensão da pesquisa. Assim, apresentamos a temática da VII JENPEX do IFMT - Campus Várzea Grande de 2022: "Ações de extensão: Uma ponte entre o ensino e a pesquisa do IFMT - Campus Várzea Grande e a nossa comunidade". O Campus Várzea Grande - IFMT ao completar 09 anos de existência, neste ano de 2022 e com base nestas inspirações, foi que a comissão organizadora escolheu como tema central justamente a articulação do ensino e da pesquisa pelas ações da extensão. Justamente, por acreditarmos que cada vez mais estamos articulados com a comunidade do município sede e dos municípios circunvizinhos e ampliando nossas ações na tríade (ensino, pesquisa e extensão). .          Por isso, convidamos a comunidade a prestigiar a extensão, a pesquisa e o ensino nesta ponte com a comunidade na JENPEX 2022, além de conhecer a produção científica, tecnológica e cultural desenvolvida por alunos e servidores do IFMT-Campus Várzea Grande! 

Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra

Coordenador de Pesquisa Campus Várzea Grande - IFMT