Ciclos de Estudos: a Formação Acadêmico-Profissional de Professores (FAPP) no contexto das licenciaturas do IFMT

Programações do Curso


Programação Detalhada

Módulo 1 - Docência como profissão

Objetivos:

Descrever os conhecimentos científicos e da docência necessários para a formação docente

Conteúdos:

1.1 Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes

1.2 Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional

1.3 A identidade docente: constantes e desafios

1.4 O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira

1.5 Profissionalização docente: a necessária valorização do papel de professor

1.6 A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica

Módulo  2 - Conhecimentos necessários para docência

Objetivos:

Descrever o perfil de ingresso do curso de Licenciatura

Descrever o perfil do egresso do curso de Licenciatura

Conteúdos:

2.1 Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério

2.2 Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários

2.3 Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação

2.4 Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma

2.5 Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman

2.6 Aprendizagem da docência: professores formadores

Módulo 3 - Licenciaturas no Brasil

Objetivos:

Descrever o percurso histórico dos cursos de licenciatura do IFMT

Apresentar dados quantitativos

Descrever o percurso histórico dos programas PIBID, PRP e PID no IFMT.

Conteúdos:

3.1 Formação de professores no Brasil: características e problemas

3.2 Princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no brasil

3.3 Professores do Brasil impasses e desafios

3.4 Licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos

3.5 Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica

3.6 Convergências e tensões nas pesquisas e nos debates sobre as licenciaturas no Brasil

Módulo 4 - Licenciaturas nos IFs

Objetivos:

Descrever o perfil para os cursos de Licenciatura

Descrever os fundamentos epistemológicos para os cursos de Licenciatura

Conteúdos:

4.1 Formação Inicial de professores no contexto dos IFs

4.2 Os IFs como um novo locus de formação de professores

4.3 A Inserção e as Contribuições dos Institutos Federais à Formação de Professores

4.4 A formação dos formadores para a docência nas licenciaturas dos IFs

4.5 Cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação

4.6 Licenciaturas nos IFs - interiorização