As programações do evento podem sofrer alterações a qualquer momento, por isso sempre confira as programações para se manter atualizado.
Módulo 1 - Docência como profissão |
Objetivos: Descrever os conhecimentos científicos e da docência necessários para a formação docente |
Conteúdos: 1.1 Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes 1.2 Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional 1.3 A identidade docente: constantes e desafios 1.4 O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira 1.5 Profissionalização docente: a necessária valorização do papel de professor 1.6 A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica |
Módulo 2 - Conhecimentos necessários para docência |
Objetivos: Descrever o perfil de ingresso do curso de Licenciatura Descrever o perfil do egresso do curso de Licenciatura |
Conteúdos: 2.1 Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério 2.2 Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários 2.3 Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação 2.4 Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma 2.5 Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman 2.6 Aprendizagem da docência: professores formadores |
Módulo 3 - Licenciaturas no Brasil |
Objetivos: Descrever o percurso histórico dos cursos de licenciatura do IFMT Apresentar dados quantitativos Descrever o percurso histórico dos programas PIBID, PRP e PID no IFMT. |
Conteúdos: 3.1 Formação de professores no Brasil: características e problemas 3.2 Princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no brasil 3.3 Professores do Brasil impasses e desafios 3.4 Licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos 3.5 Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica 3.6 Convergências e tensões nas pesquisas e nos debates sobre as licenciaturas no Brasil |
Módulo 4 - Licenciaturas nos IFs |
Objetivos: Descrever o perfil para os cursos de Licenciatura Descrever os fundamentos epistemológicos para os cursos de Licenciatura |
Conteúdos: 4.1 Formação Inicial de professores no contexto dos IFs 4.2 Os IFs como um novo locus de formação de professores 4.3 A Inserção e as Contribuições dos Institutos Federais à Formação de Professores 4.4 A formação dos formadores para a docência nas licenciaturas dos IFs 4.5 Cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação 4.6 Licenciaturas nos IFs - interiorização |