I COLÓQUIO

I COLÓQUIO Dimensões do Pensamento

O primeiro Colóquio promovido pelo Grupo de Pesquisa “Dimensões do Pensamento” (IFMT/CNPq) ocorre em três noites, sendo cada uma delas dedicada a uma das três linhas de pesquisa que compõem o grupo. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Campus Pontes e Lacerda / Fronteira Oeste, a partir das 19h (segundo dia) ou das 19h30min (primeiro e terceiro dia). Fuso-horário de Cuiabá.

Local: Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste (Ver Mapa)

Data: 25/10/2021 a 27/10/2021 (Ver Programação)

O I Colóquio Dimensões do Pensamento tem como objetivo consolidar e promover as atividades do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar “Dimensões do Pensamento”. O grupo foi formado ao longo de 2020 e conta com docentes do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Pontes e Lacerda / Fronteira Oeste e também da Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso. Atualmente, contamos com a participação de professores e professoras das áreas de Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Linguagens e Sociologia, além de estudantes bolsistas dos Cursos Superiores e dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrados ofertados pelo IFMT.

O grupo “Dimensões do Pensamento” é formado por três linhas de pesquisa, a saber: (1) Ciência, política e educação; (2) Estudos contemporâneos em ciência, tecnologia e arte; (3) Identidade, interseccionalidade, e cultura. Nesse sentido, o I Colóquio Dimensões do Pensamento está programado para ocorrer em três noites, sempre a partir das 19h30min (horário de Cuiabá), sendo que as atividades de cada uma das noites serão promovidas por uma das três linhas, com a contribuição de palestrantes convidados.

Primeira noite (25/10) - A partir das 19h30min - Mesa-redonda Negacionismos contemporâneos, promovida pela linha de pesquisa (2).

Segunda noite (26/10) - A partir das 19h - Mesa-redonda O diálogo sobre a vida e a obra de Paulo Freire e os contributos de sua pedagogia da esperança em uma perspectiva crítica, promovida pela linha de pesquisa (1).

Terceira noite (27/10) - A partir das 19h30min - Mesa-redonda A visibilidade das mulheres negras no Brasil: reflexões e debates mato-grossenses no século XXI, promovida pela linha de pesquisa (3)

Devido às medidas de biossegurança decorrentes da pandemia de Covid-19, o I Colóquio Dimensões do Pensamento ocorrerá de maneira integralmente online, contando com transmissão ao vivo por meio do canal do YouTube do Campus Pontes e Lacerda / Fronteira Oeste (https://www.youtube.com/channel/UChc0iQmnR1SOUmA0UAeAN7Q).

Convidamos todas as pessoas interessadas a se inscreverem no evento e esperamos ter três noites de intensa discussão sobre os diversas temáticas que serão abordados, a saber: negacionismo e pós-verdade; Paulo Freire e pedagogia da esperança; identidade e interseccionalidade.

Aos participantes inscritos no evento, será disponibilizado certificado com carga horária total de 20 horas, mediante preenchimento de formulário de avaliação, disponibilizado ao final do evento.

As inscrições para o I Colóquio Dimensões do Pensamento estão abertas desde a presente data até o dia 24 de outubro de 2021. Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a Organização.

Evandro Santos Duarte (líder do Grupo de Pesquisa “Dimensões do Pensamento”)

Thiago Rafael da Costa Santos (vice-líder do Grupo de Pesquisa “Dimensões do Pensamento”)

Albertina Paiva Barbosa

Aline Pereira Dutton