I COLÓQUIO

Programações do Evento


Programação Geral do I COLÓQUIO

25/10 - Segunda-feira: 19h30min

Mesa-Redonda Negacionismos Contemporâneos

1ª Palestrante: Thalyta Gonçalves Bertotti (UFSC) - O que impulsiona o terraplanismo? Uma análise do documentário Behind The Curve

Resumo: O meu objetivo nesta apresentação é explicar o que impulsiona o Terraplanismo a partir da análise de trechos do documentário Behind the Curve e das pesquisas de Susan Haack (2007) e Alyne Costa (2021). Embora a discussão de Haack e Costa me pareça ter pressupostos teóricos diferentes, as duas apontam para a mesma conclusão: criamos um monstro e ele se virou contra nós. Os trechos do documentário mencionado subscrevem essa conclusão. Assim, podemos entender que esse monstro é em grande parte aquele que impulsiona o Terraplanismo e, portanto, se quisermos lidar com o Terraplanismo precisamos entender como esse monstro foi criado e pensar em formas de lidar com ele.
 

2º Palestrante: Breno Ricardo Guimarães Santos (UFMT) - Como produzir ignorância

Resumo: Neste trabalho, irei explorar os aspectos socioepistemológicos do debate científico, em particular em torno do negacionismo da ciência enquanto ferramenta de produção de ignorância individual e ignorância coletiva. A partir de uma investigação sobre comunidades epistêmicas resistentes a evidências científicas, como câmaras de eco sobre mudanças climáticas e sobre negacionismo vacinal, pretendo discutir as consequências políticas da institucionalização da ignorância coletiva a partir de mecanismos de dominação epistêmica e política.

26/10 - Terça-feira: 19h

Mesa-Redonda O diálogo sobre a vida e a obra de Paulo Freire e os contributos de sua pedagogia da esperança em uma perspectiva crítica
1ª Palestrante: Caroline Terra de Oliveira (UFPel/FaE)

Resumo do currículo: Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2003) e Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2013). Especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2013). Na Educação Básica, foi professora de História no Ensino Médio e nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Integra o grupo de pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxis/UFPel). Temáticas de interesse: Educação e mundo do trabalho, Educação Ambiental, Educação Popular, Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

2º Palestrante: Gomercindo Ghiggi (UFPel/FaE)

Resumo do currículo: Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1978), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Paulo Freire, educação popular, formação de professores, autoridade, liberdade e educação.

27/10 - Quarta-feira: 19h30min

Mesa-redonda A visibilidade das mulheres negras no Brasil: reflexões e debates mato-grossenses no século XXI

1ª Palestrante: Dejenana Keila Oliveira Campos (IFMT/UFMT)

Resumo do currículo: Doutoranda em História na UFMT. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pernambuco/UFPE. Graduada em Ciências Contábeis pela UFMT (1996). Atualmente é professora da área Contábil do Instituto Federal de Mato Grosso, Docente do IFMT Campus Cuiabá; Atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Assessoria e Consultoria Organizacional, Ética, Responsabilidade Social e Ambiental, Educação Inclusiva, Recursos Humanos. Estudos e pesquisas nos seguintes temas: gênero, relações de gênero, feminismo, história das mulheres e racismo.

2ª Palestrante: Cristina Soares

Resumo do currículo: Professora de História na Rede pública de ensino em Mato Grosso. graduada em Licenciatura Plena em História pela UNEMAT, pós graduada (Especialização) em Ensino de História e Geografia pela Faculdade da Lapa (FAEL) e mestre pelo Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) na UFMT. Participa do projeto de incentivo à produção literária de mulheres negras “Selo Itan Literário”. Além de professora/historiadora é também ilustradora. Ilustrou a primeira capa da Revista História e Diversidade da UNEMAT, também o livro “Baobá: A árvore da vida- de Pinheiro Rodrigues” e, participou da ilustração do livro de Mariana Bracks: “Poderosas Rainhas Africanas”, também ilustrou o livro infantil da professora Rana, a princesa desaparecida, ambos livros são de personagens negras. Por fim, construiu um material pedagógico denominado: “Mulheres na História Africana em Mato Grosso”.